Instituições de ensino de Mato Grosso do Sul têm até quarta-feira, 28 de agosto, para se inscrever em edital do Governo do Estado que vai selecionar propostas de eventos que fomentem a popularização da ciência e que envolvam professores e alunos de instituições de ensino fundamental, médio e superior, além de institutos de pesquisa. As propostas selecionadas receberão apoio financeiro, totalizando até R$ 2 milhões, para cobrir despesas de custeio dos projetos.
As inscrições encerrariam na última sexta-feira (23) e foram prorrogadas para 28 de agosto, pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Secretaria-Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação e Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), conforme publicado na edição de 23 de agosto do Diário Oficial do Estado.
As propostas selecionadas vão integrar a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Mato Grosso do Sul. O evento, que acontecerá em outubro de 2024, tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e é organizado e realizado pela Semadesc e Fundect.
A Chamada SEMADESC/FUNDECT 29/2024 – SNCT-MS, prioriza eventos que aconteçam fora das instalações tradicionais, como espaços públicos, e que promovam a acessibilidade e inclusão. O foco é ampliar o alcance e a cobertura das atividades, garantindo a participação de um público diversificado.
As propostas devem se enquadrar em uma das modalidades previstas no edital, como exposições de ciência e tecnologia, eventos de comunicação científica em rádio e TV, ciência móvel, eventos de portas abertas, seminários e ciclos de palestras, e oficinas de ciência e tecnologia.
Conforme o edital, as propostas devem ser submetidas eletronicamente pelo sistema SIGFUNDECT até o dia 23 de agosto de 2024. O cronograma prevê a divulgação da lista preliminar de propostas aprovadas em 3 de setembro de 2024, com o resultado final sendo homologado a partir de 10 de setembro de 2024. Os eventos selecionados poderão ocorrer entre 1º e 31 de outubro de 2024, com destaque para a semana principal da SNCT, de 14 a 20 de outubro. Cada proposta pode receber um apoio financeiro de até R$ 50 mil, dependendo da disponibilidade orçamentária.
Requisitos e Critérios de Avaliação
Os projetos devem ser apresentados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas no Mato Grosso do Sul. Entre os critérios de elegibilidade, destacam-se a necessidade de os eventos serem gratuitos e abertos à comunidade, além de promoverem a disseminação do conhecimento científico e tecnológico.
A avaliação das propostas levará em consideração a relevância e o mérito científico-pedagógico, a aderência ao tema da SNCT, a exequibilidade do projeto, a adequação do orçamento físico-financeiro e a infraestrutura disponível para a realização do evento.
Marcelo Armôa, Semadesc
Foto: Divulgação Mídia Ciência