Instabilidades climáticas persistem e MS deve ter mais um dia chuvoso, prevê Cemtec

Compartilhe:

Pancadas de chuva e trovoadas devem se fazer presentes em todo o Estado nesta sexta-feira (5), segundo o Cemtec. (Foto: Subcom/Arquivo)
Pancadas de chuva e trovoadas devem se fazer presentes em todo o Estado nesta sexta-feira (5), segundo o Cemtec. (Foto: Subcom/Arquivo)

Nesta sexta-feira (5) as instabilidades persistem deixando o céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas, principalmente no período da tarde em grande parte das regiões de Mato Grosso do Sul. As temperaturas voltam a aumentar, conforme prevê o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos).

Nesta manhã, uma área de instabilidade se posicionam sobre a região de Campo Grande, no norte de Dourados e entre Camapuã e Paraíso das Águas, proporcionando chuvas e trovoadas. A umidade relativa do ar deve oscilar entre 95% e 50%.

As temperaturas podem chegar a 34ºC em Sonora, 32ºC em Três Lagoas, 30ºC em Dourados, 29ºC na Capital e 28ºC em Corumbá.

Primavera

As chuvas nesse período da Primavera são comuns, já que a estação representa a transição do tempo mais seco (inverno) para o mais chuvoso (verão).

Nessa época do ano, canais de umidade –ventos úmidos da região Norte do Brasil, que passam pelo Estado– e as ações de frentes frias contribuem para instabilidades se formarem muito rapidamente. O choque de duas massas, quente e fria (sendo a primeira mais forte nesse período) provoca os temporais, nuvens de tempestade e favorece os raios segundo estudos meteorológicos.

Já a chuva forte de quarta-feira (3) que causou estragos em Campo Grande foi um fenômeno atípico. Uma frente fria que estava na costa Sudeste do Brasil e avançava para Mato Grosso do Sul se chocou com ventos úmidos. Como resultado, nuvens muito altas cresceram muito rápido. Em um dia, choveu 54,7mm, ou 37% dos 147,9mm previstos para todo o mês de outubro.

Fim de semana

Já para o fim de semana, há a expectativa é de possibilidade de chuvas isoladas em todo o Estado no sábado (6), principalmente no Centro-Norte. Domingo (7), dia de eleição, o Norte enfrentará pancadas de chuvas e trovoadas, enquanto as demais áreas terão precipitação em pontos isolados. As temperaturas variam de 15ºC a 33ºC, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Confira o mapa do Cemtec apontando as condições climáticas desta sexta-feira:

Com Karla Tatiane e Luciana Brazil, da Subcom (Subsecretaria de Comunicação)


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *