Meteorologia prevê mudança climática entre esta segunda-feira e quarta; hoje, máxima chega aos 34ºC, mas baterá os 38ºC na quarta-feira
A semana promete extremos no clima em Mato Grosso do Sul: segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas amenas dos últimos dias, acompanhadas de pancadas de chuva em boa parte do Estado, ainda se farão presentes nesta segunda-feira (28 de janeiro de 2019), principalmente no Noroeste –e de forma mais isolada no Leste–; porém, a partir de terça (29), o sol começa a aparecer entre poucas nuvens.
A semana terá, também, temperaturas em elevação. Nesta segunda-feira, Pantanal (que também terá chuvas isoladas) e o Leste (região de Três Lagoas) terão as temperaturas mais altas, com a máxima batendo os 34ºC. No Centro-Norte, onde o Inmet aponta que pode chover de manhã, a máxima chega aos 32ºC, mesma temperatura esperada para o Sul e Sudoeste (Dourados e fronteira com o Paraguai).
Já Campo Grande pode ter pancadas e chuvas e trovoadas isoladas à tarde, com a máxima atingindo os 29ºC neste início de semana.
As temperaturas começarão a subir a partir de amanhã, com a umidade relativa do ar baixando de 30% na região Leste –enquanto o Oeste registrará pancadas de chuvas isoladas à tarde. A máxima no Estado atinge os 38ºC, chegando a 31ºC na Capital.
Na quarta (30), o calor continuará a aumentar e a umidade do ar segue baixa. No Noroeste, haverá chuvas isoladas, assim como no Centro-Oeste e Norte; com as demais regiões tendo céu claro. O calor bate os 39ºC neste que promete ser o dia mais quente da semana. Campo Grande poderá ter chuvas isoladas e calor de 33ºC.
O vai-e-vem climático terá uma nova reviravolta na quinta-feira (31), segundo o Inmet. O último dia de janeiro de 2019 terá registro de aumento na umidade, com possibilidade de chuvas isoladas durante a tarde –quadro semelhante ao registrado no início da semana passada, em decorrência das altas temperaturas. A máxima na quinta-feira chega aos 38ºC no Estado e aos 34ºC em Campo Grande.