Ao todo, 33 cidades do Estado enfrentarão percentuais de umidade abaixo de 30%; porém, nessas regiões, percentual ficará abaixo de 12%

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta nesta sexta-feira (11) sobre condições críticas de umidade relativa do ar em 12 municípios na região Norte de Mato Grosso do Sul. Em regiões dessas localidades, os percentuais de umidade podem ficar abaixo de 12%.
A Organização Mundial de Saúde considera adequados à saúde humana percentuais de umidade superiores a 60%. Quanto mais baixo o índice, maiores as chances de ocorrerem problemas de saúde –como respiratórios e de pele–, sendo recomendado cuidado extra com a hidratação e que se evitem atividades físicas ou ao ar livre nos períodos de maior calor.
A condição climática deve ser registrada nos municípios de Alcinópolis, Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e São Gabriel do Oeste.
O alerta da meteorologia vale até as 18h desta sexta e aponta para grande risco de incêndios florestais, devido ao tempo seco, e de problemas de saúde –como os pulmonares e dores de cabeça. Pede-se que a população consuma bastantes líquidos, evitando bebidas diuréticas (como café e bebidas alcoólicas), use hidratante e não realizem atividades físicas.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em áreas de 25 municípios –incluindo os colocados sob o alerta de condições críticas–, o Inmet aponta umidade do ar em percentuais entre 20% e 12% durante a tarde: Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Selvíria, São Gabriel do Oeste, Terenos, Três Lagoas, Corumbá, Costa Rica, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Paranaíba, Paraíso das Águas, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul e Corguinho. Nestes casos, também é recomendado evitar-se exposição ao sol nos horários de maior calor e o consumo de líquidos e hidratantes.
Ao todo, a baixa umidade deve causar problemas em 33 cidades do Estado nas regiões central, Norte, Leste e no Pantanal, que estarão sob percentuais inferiores a 30%. As temperaturas ao longo do dia também devem se aproximar de 40 ºC, segundo informou a meteorologia.