plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 11:47

Inicia em Bonito campanha “Combate à violência contra mulheres e meninas”

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, realiza de hoje (26) até o próximo sábado (30), em Bonito, a campanha “Combate à violência contra mulheres e meninas”. A ação é compreende mobilização da sociedade civil e do poder público no enfrentamento a todas as formas de violência contra mulheres e meninas, conscientizando sobre a importância de prevenir e denunciar casos de violação de direitos de crianças e adolescentes e casos de violência contra mulheres.

“Essa será uma primeira campanha, um projeto piloto. A partir de Bonito, outras ações virão, sempre acompanhando os grandes eventos desenvolvidos no Estado, em conjunto com a Fundação de Cultura e a Fundação de Turismo”, informa a Subsecretária Luciana Azambuja Roca, esclarecendo que a parceria com a Delegacia-Geral da Polícia Civil, a articulação com parceiros do sistema de justiça (TJMS, Ministério Público e Defensoria Pública) e o envolvimento da rede local (principalmente educação e assistência social) é essencial para o desenvolvimento das atividades e para atingir as comunidades mais vulneráveis.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é a quarta violação de direito mais denunciada no Disque 100. Em 2015, foram registradas 17.583 denúncias, o que corresponde a quase 50 casos por dia – e as meninas são as maiores vítimas, conforme dados da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

Por outro lado, os números de violência contra mulheres, divulgados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque 180, Governo Federal) colocam o Estado de Mato Grosso do Sul em 4º lugar no relato de violências – sendo que as maiores denúncias são de violência física (49,82%) e psicológica (30,40%), seguidas de casos de violência moral (7,33%), cárcere privado (4,87%), sexual (4,86%), patrimonial (2,19%) e tráfico de mulheres (0,53%), o que significou 332 pessoas nesta situação nos primeiros dez meses de 2015.

E, apesar de todos os esforços e da sensibilidade do Governo do Estado às questões da mulher ao longo dos anos, Mato Grosso do Sul ocupa a 9ª posição no contexto dos 27 estados do País, no quesito de mortes violentas de mulheres (Mapa da Violência, 2015) [1] “O que mostra o quanto é necessário desenvolver campanhas que coloquem os temas em discussão na sociedade, incentivando as pessoas a disseminarem a informação do quanto é importante denunciar casos de violência e procurar órgãos de apoio existentes no município – como Delegacia de Polícia, CRAS e CREAS”, reforça Luciana.

As tratativas sobre violação de direitos de crianças e adolescentes ficará a cargo do delegado titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA Campo Grande), Paulo Sergio Lauretto – que falará sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para Policiais Civis dos municípios de Bonito, Nioaque, Jardim e Guia Lopes e para profissionais da educação e da assistência social de Bonito (Conselho Tutelar, CRAS e CREAS).

As ações de enfrentamento à violência contra mulheres, além das capacitações acima mencionadas, sob responsabilidade da Subsecretária Luciana Azambuja Roca e da técnica Elis Lima, serão realizadas também em escolas públicas, que receberão palestras do projeto “Maria da Penha vai à Escola” e orientação para mulheres usuárias do CRAS Vila Marambaia. Em parceria com a Polícia Militar e Patrulha Ambiental Mirim de Bonito, serão realizadas blitz educativas, com distribuição de material informativo, na sexta-feira (29) e sábado (30).

“ A violência contra mulheres e meninas não escolhe classe social, raça, etnia, nível educacional ou idade. Por isso, precisamos falar sobre o assunto de forma aberta, sensibilizando toda a sociedade e o Poder Público para que não aceitem casos de violência contra mulheres e meninas com naturalidade ou tolerância. Toda violência deve ser denunciada!”, finaliza a subsecretária Luciana Azambuja Roca.

Parceiros – A ação tem como parceiros as secretarias Municipal de Educação e de Assistência Social de Bonito; Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul / Patrulha Mirim Ambiental; Ministério Público Federal; Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e trade turístico e comércio local.

ATIVIDADES:

– Capacitação em enfrentamento à violência contra mulheres e contra crianças e adolescentes para Policiais Civis dos municípios de Bonito, Jardim, Guia Lopes e Nioaque;

– Capacitação em enfrentamento à violência contra mulheres para profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social;

– Palestras para alunos/as das escolas estaduais – projeto “Maria da Penha vai à Escola”;

– Distribuição de cartazes “Violência contra a mulher é crime. Denuncie. Ligue 180”;

– Blitz educativa com a Polícia Militar para distribuição de material informativo;

– Palestra e atendimento individual em bairro com maior vulnerabilidade;

AGENDA:

26/julho (3ª feira) – 10h

– Reunião com parceiros e autoridades locais

Local: CRAS – Rua Possidônio Monteiro, s/n, Vila Marambaia

26/julho (3ª feira) – 13h às 16h

– Capacitação em (I) enfrentamento à violência contra mulheres e (II) contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para Policiais Civis dos municípios de Bonito, Jardim, Guia Lopes e Nioaque;

Local: Centro de Convenções – Rodovia MS 178, KM 2.

26/julho (3ª feira) – 14h30

– Palestra e atendimento individual para usuárias/os do CRAS.

Local: CRAS – Rua Possidônio Monteiro, s/n, Vila Marambaia

27/julho (4ª feira) – 7:30h às 11:30h

– Capacitação em (I) enfrentamento à violência contra mulheres e (II) contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para profissionais da Educação e Assistência Social (Conselho Tutelar/ CRAS/CREAS).

Local: CRAS – Rua Possidônio Monteiro, s/n, Vila Marambaia

27/julho (4ª feira) – “Maria da Penha vai à Escola” – 16h

Escola Municipal Prof. Durvalina Dorneles Teixeira

Público: 6º e 9º anos

Endereço: Avenida Heron do Couto, 190, Vila Jaraguá.

28/julho (5ª feira) – “Maria da Penha vai à Escola” – 10h

Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes

Público: Ensino Médio

Endereço: Rua 31 de Março, 1839, centro. Contato: (67) 3255-1416

28/julho (5ª feira) – “Maria da Penha vai à Escola” – 13h

Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes

Público: Ensino Médio

Endereço: Rua 31 de Março, 1839, centro. Contato: (67) 3255-1416

28/julho (5ª feira) – noite – Local: Praça do Festival

– Abordagens individuais e distribuição de folders

29/julho (6ª feira) – 9h às 10h30

– Blitz educativa com a Polícia Militar para distribuição de material informativo Local: Rua Pillad Rebuá, esquina do Posto de combustível Locateli e Praça da Liberdade

29/julho (6ª feira) – “Maria da Penha vai à Escola” – 10h

Escola Estadual Luiz da Costa Falcão

Público: 6º e 9º ano e Ensino Médio.

Endereço: Rua Pilad’ Rebuá, centro. Contato: (67) 3255-1735

29/julho (6ª feira) – 15h às 16h30

– Blitz educativa com a Polícia Militar para distribuição de material informativo Local: Rua Pillad Rebuá, esquina do Posto de combustível Locateli e Praça da Liberdade

29/julho (6ª feira) – noite – Local: Praça do Festival

– Abordagens individuais e distribuição de folders

30/julho (sábado) – 9h às 10h30 e 15h às 16h30

– Blitz educativa com a Polícia Militar para distribuição de material informativo Local: Rua Pillad Rebuá, esquina do Posto de combustível Locateli e Praça da Liberdade

O estado caiu 4 posições na lista dos estados com maior índice de mortes de mulheres: no Mapa da Violência 2012, Mato Grosso do Sul aparecia em 5º lugar.

Assessoria de Imprensa Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *