Inédito: Lista de espera para cirurgias eletivas serão públicas, diz Nelson Tavares no Jornal do Rádio

Caravana da Saúde em 2017 terá mulheres como um dos públicos-alvo

O Jornal do Rádio desta quinta-feira (20) trouxe as principais informações da manhã com Anderson Barão e Lívia Machado e falou sobre a nova fase da Caravana da Saúde e dos investimentos do Governo do Estado na área. Nelson Tavares, secretário estadual de saúde, participou da entrevista do dia da edição de hoje.

De acordo com Tavares, a pasta está lançando projeto de regulação da espera para cirurgias eletivas em Mato Grosso do Sul. “Vamos compartilhar a lista de espera com o Ministério Público Estadual. Todos esses dados serão públicos, qualquer um poderá saber em que lugar da fila está. É uma iniciativa que garante ainda mais transparência da gestão estadual”, disse o secretário.

“É uma prestação de serviços à população. As iniciativas de transparência vêm até reunindo críticos, alguns que se sentem incomodados, mas é algo que não dá mais para esperar. Nisso e nos outros investimentos em saúde é preciso coragem do governo, alguns grupos de poder se posicionaram contra as medidas, mas a necessidade da população é maior que isso”, afirmou Nelson Tavares.

O Governo do Estado está iniciando as obras do Hospital da Reabilitação, anexo ao Hospital Regional, espaço inédito em MS. Serão atendidos pacientes que estão em recuperação pós-cirúrgicas. Os recursos para a obra já estão garantidos. Ainda essa semana serão vistoriadas pelo governador Reinaldo Azambuja as obras do Hospital do Trauma, anexo à Santa Casa.

Em Três Lagoas, disse o secretário durante a entrevista, já foi dada a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional no município. “É o projeto de descentralização da saúde em Mato Grosso do Sul. Descentralizar criando pólos em cada região do estado”, falou o secretário durante a conversa com Anderson Barão e Lívia Machado. “Um olhar diferenciado do governador para a saúde, é isso que temos acompanhado em MS”.

Caravana da Saúde

Já em ação, a nova fase da caravana está atendendo as cirurgias de alta complexidade, como as ortopédicas eletivas, que praticamente não foram executadas pelo poder público nos últimos anos. A oferta dos serviços da caravana, garante Nelson Tavares, não é um projeto pontual, mas um serviço de qualidade contínuo à população, que conta com importantes parcerias com hospitais privados.

Em 2017, um dos públicos-alvo do projeto será a população feminina. Procedimentos contra o câncer de mama e de colo de útero serão realizados. “No ano que vem a caravana promoverá atendimento especial às mulheres. Firmaremos parceria com o Hospital de Câncer de Barretos e estaremos investindo em mamógrafos digitalizados e centros de coleta”, concluiu Tavares.

Confira a entrevista na íntegra:

Thiago Frison