plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 00:18

Indígenas receberam “Dia de Limpeza” para evitar focos do mosquito Aedes aegypti

No reforço das ações de combate ao Aedes aegypti e outros vetores em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria Estadual de Combate a Vetores, realizou na sexta-feira (6.4) um dia de limpeza na aldeia Lagoinha, no distrito de Taunay, em Aquidauana. O objetivo foi recolher lixo, entulho e recipientes que pudessem servir como criadouro para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com o apoio de militares do Exército, voluntários indígenas e agentes técnicos do Governo do Estado e Prefeitura, os agentes de saúde (comunitários e de endemias) visitaram 180 imóveis para encontrar possíveis focos do mosquito e ainda orientar os indígenas nos cuidados com o acúmulo de água. “Além das ruas, visitamos os imóveis. Não pode haver água parada, nada que acumule água”, salientou aos moradores da região o coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lucio Rosário.

O secretário da SES, Carlos Alberto Coimbra, acompanhou as visitas feitas na Aldeia e ressaltou que os indígenas precisam receber as orientações sobre como combater o foco para evitar a proliferação do mosquito. “Todos precisam ser orientados, incluindo os indígenas. Cada um precisa fazer a sua parte”, disse.

Eunice recebe orientação para evitar criadouros de vetores.

Ações de limpeza como essa são realizadas sempre antes das Caravanas da Saúde, projeto do Governo do Estado que leva atendimento médico à população. Em Aquidauana, o lixo retirado de casas e ruas encheu três caminhões.

“Eu sabia mais ou menos sobre o mosquito”, disse a indígena Eunice Ayala Maranhão, 49 anos, enquanto era alertada sobre o perigo dos focos do mosquito. Na casa dela foram encontrados diversos focos nos fundos da casa.

Texto e fotos: Luciana Brazil – Secretaria de Estao de Saúde (SES)

FONTE: Portal do MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *