28 de março de 2024 - 05:31

Incêndios chegam a Serra da Bodoquena e ameaçam fauna e flora local

A Serra da Bodoquena é um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal, abrigando municípios conhecidos mundialmente por suas belezas naturais, como exemplo de Bonito, considerada a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul. Ela também engloba as cidades de Porto Murtinho, Jardim, Miranda e Bodoquena e o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que desde o início de agosto, está sob ameaça constante dos incêndios florestais.

Fotos: ICMBio

Equipes do ICMBio, responsáveis pela administração do Parque, tem somado esforços, com apoio de segmentos da comunidade local, para combater os vários focos, que se espalham por toda a extensão do Parque e também fora dele.  No domingo (8) uma linha de fogo na morraria do Sul do Parque, com extensão de 4 km tem preocupado os brigadistas. Conforme relatório divulgado pela Fundação Neotrópica, que também auxilia no monitoramento das áreas atingidas e no combate aos incêndios, a área fica nas imediações da porção norte do PARNA Bodoquena, próximo à fazenda Ouro Verde e o objetivo tem sido conter o fogo antes atinja o PARNA.

Nesta segunda-feira (9) o trabalho mais intenso foi as margens da MS-178, entre Bonito e Bodoquena. Conforme o secretário de Meio Ambiente de Bonito, Edmundo Dineli, o combate ao incêndio contou com apoio da equipe de alguns brigadistas do ICMBio e do caminhão pipa da Guarda Municipal. A dimensão em hectares da área queimada ainda não foi calculada, mas imagens de drone feitas pelo fotografo da Prefeitura, Jabuty, mostram que fogo se estendeu pelas margens da rodovia e adentrou algumas propriedades.

Informações compartilhadas no grupo Unidos Conservamos, composto por moradores, representantes do trade turístico da região, guias e ambientalistas, também destacam focos de incêndio na região do Pantanal. Conforme uma das participantes, foram contabilizados 28 focos de queimadas em apenas um dia em um trecho entre a Fazenda Albuquerque e o Buraco das Piranhas.

Ainda segundo o relatório, apesar de todos os focos de queimada ao redor do Parque, os esforços no combate têm garantido que esse local permaneça a salvo. O uso de fogo para queima controlada no Estado do Mato Grosso do Sul está proibido desde o dia 01 de agosto, por força da Resolução Conjunta SEMACIBAMA/MS nº 01, de 08 de agosto de 2014, se estendendo até o dia 30 de setembro (e para o Bioma Pantanal, até o dia 30/10).

Conforme o ICMBio, é fundamental que esta norma seja respeitada por todos, pois em períodos de estiagem prolongados, qualquer pequena queimada pode se tornar um grande incêndio florestal, principal nessa região, que apesar de estar inserida nos limites do Bioma Cerrado, a Serra da Bodoquena, em especial a região do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, possui uma característica peculiar que é a presença de Floresta Estacional, ou seja, é uma área de Mata Atlântica, que a torna tão frágil perante incêndios.

As margens da MS-178 o fogo foi controlado, mas ainda estão sendo realizados trabalhos de rescaldo para depois levantar a área atingida. “O risco de incêndio ainda é alto em virtude da possibilidade de ventos fortes e da baixa umidade do ar, mas seguimos monitorando de perto a situação”, afirmou o secretário.

Fotos: Jabuty

Ele também destacou que nos locais onde houve os focos de incêndio, há pouca ou nenhuma influência direta no turismo, mas é um risco potencial para os atrativos, fauna do município.

Confira o relatório completo:

Incêndios Florestais na Serra na Bodoquena