24 de abril de 2024 - 21:24

Implantação de Ensino Médio Integrado em escolas de MS é debatida no Fórum de Governadores Brasil Central

Possibilitar que os alunos das escolas da Rede Estadual de ensino possam receber dupla formação durante o ensino médio, com curso profissionalizante na grade curricular, foi uma das discussões da Câmara de Educação do Fórum de Governadores Brasil Central.

O encontro acontece nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), no Hotel Wetiga, em Bonito, Mato Grosso do Sul. Neste primeiro dia as discussões ficaram entre o Conselho de Administração e as Câmaras de Segurança e de Educação. A secretária de Educação de MS, Maria Cecília Amendola da Motta, destacou a importância da discussão em grupo, explicando que o encontro vai abordar três pontos projetos importantes para a formação das crianças e jovens do Estado.

“O Ensino Médio Integrado é o maior desafio do Brasil Central, porque quer fazer com que o menino que não vai para a faculdade, saia da escola com uma profissão. Nós já trabalhamos com o subsequente, que no dia 31 agora, começa em nove cidades do Estado, com cursos na área da saúde, mas queremos colocar isso no currículo escolar dos alunos, já para o ano que vem”, diz.

Ainda para a educação, estão sendo discutidos o Programa Studo +, onde serão doados 3 mil tablets, para escolas de MS, MT e RO, trabalharem português e matemática com os alunos do Fundamental II e a assinatura do acordo de cooperação para promoção do Programa de Tutoria Pedagógica, a princípio em 40 escolas de Campo Grande,  com a formação do Itaú Social para professores e coordenadores das escolas públicas, visando a melhoria do aprendizado.

DSC01357O presidente da empresa Studo +, Rangel Barbosa, que vai doar os equipamentos, explicou que o programa será instalado em fase experimental em Campo Grande, começando com as turmas do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, mas visando expandir para as demais. “Em novembro começam os preparativos nas escolas escolhidas, com infraestrutura para receber os equipamentos, internet, sinal de wifi, essas coisas, porque não adiantar doar os tablets, se não tiver suporte para usá-los com o máximo de aproveitamento. Feito isso, em janeiro já vamos distribuir os aparelhos”, destacou.

O Fórum continua nesta sexta-feira (19), com a participação do governador de MS, Reinaldo Azambuja e os chefes do Executivo de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia, além do Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.