Na manhã desta sexta-feira (8), governador Reinaldo Azambuja, por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), fez o repasse de barcos, lanchas e outros equipamentos à Polícia Militar Ambiental (PMA), no valor de R$ 1,274 milhão.
Por meio de compensação ambiental paga pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp), foram adquiridos e entregues 17 barcos, 9 lanchas, 28 motores de popa, 5 reboques e 4 rebocadores. “É a maior doação da história do Imasul. Esses equipamentos vão melhorar as ações de fiscalização da PMA, ampliando as possibilidades de conscientização das pessoas”, comentou o diretor-presidente do Imasul, Ricardo Eboli.
De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, a previsão é de que, por meio do Imasul, sejam repassado um total de R$ 5 milhões em equipamentos para as ações da PMA. Para ele, os veículos serão fundamentais na fiscalização dos rios com a redução gradativa da pesca e o estabelecimento da cota zero em Mato Grosso do Sul no ano de 2020.
Segundo o tenente-coronel Eduardo Haddad Lane, é um investimento inédito na PMA. “Nunca houve esse nível de investimento. São equipamentos importantes para garantir a preservação pelos próximos 10 anos. E tudo o que foi comprado, foi de melhor. Isso também é importante porque, em locais isolados no meio do Pantanal, por exemplo, a PMA é a única presença policial”, declarou.
Além dos equipamentos para a PMA, também foram entregues ao Imasul seis camionetes L200 Triton cabine dupla para as ações de fiscalização e orientação realizada pelos técnicos do Instituto.
A entrega foi realizada logo após a assinatura do decreto que institui o Programa Estadual de Conversão de Multas Ambientais e contou também com as presenças do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; do secretário Jaime Verruck, da Semagro; do procurador-geral de Justiça, Paulo Cesar dos Passos; do senador Nelson Trad Filho; do ex-senador Pedro Chaves; deputado federal Luiz Ovando; deputado estadual Capitão Contar; Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Waldir Ribeiro Acosta; Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson Alves do Amaral; e do secretário municipal de Governo, Antônio Lacerda – representando o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad.
Fotos: Edemir Rodrigues – Subcom