19 de abril de 2024 - 21:39

Imasul desloca equipe para barragens de Corumbá

O diretor presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli, disse à Rádio Hora 92 FM, nesta segunda-feira (28), que uma equipe vai realizar vistoria técnica ainda esta semana. Após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Minas Gerais, que deixou até o momento nove mortos e centenas de desaparecidos, o Instituto tem a previsão de vistoriar todas as barragens que armazenam resíduos minerais no Estado. Conforme o diretor, em Corumbá são 16 barragens que armazenam resíduos de atividade mineradora, destas 14 são da Vale do Rio Doce e duas de outras mineradoras:

Barragem da Vale em 2015.
(Foto: Arquivo/Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá).

“Estaremos reunidos agora no período da manhã com todos os órgãos pertinentes ao assunto para estabelecermos uma fiscalização ainda nesta semana dentro das atribuições institucionais de cada órgão. As responsabilidades não são apenas dos órgãos de controle como Ibama e Imasul, mas também é uma responsabilidade gigantesca do próprio empreendedor em fazer as inspeções periódicas verificando se há rupturas ou algum problema de vazamento. Ainda esta semana estaremos em Corumbá avaliando esta situação e enviaremos à Imprensa um relatório circunstanciado do que nós encontramos lá”, destacou.

Ainda conforme o diretor a última vistoria foi realizada no final de 2015, logo após o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais.

Acompanhe a entrevista ao vivo realizada durante o Jornal da Hora com Arthur Mário:

Fonte: Hora Notícias