plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 05:37

Imagem de piraputangas em rio de Jardim conquista segundo lugar em concurso nacional de fotografias

Intitulada “Café da Manhã com Frutos”,  a foto de piraputangas se alimentando com figos silvestres na mata ciliar do Rio Olho d’Água em Jardim, de autoria do biólogo José Sabino, conquistou o segundo lugar no VI Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O registro foi feito com equipamentos para fotografia subaquática em um dos locais de estudo do Projeto Peixes de Bonito, considerado também um dos passeios mais visitados da Serra da Bodoquena.

A imagem conquistou o segundo lugar na categoria Imagens produzidas por câmeras fotográficas e competiu entre 143 trabalhos pré-selecionados e avaliados por uma comissão de especialistas, considerando critérios como impacto visual, inovação, relevância da imagem para a pesquisa, contribuição para a popularização, divulgação científica e tecnológica, e qualidade estética.

Sabino, que também é professor nos programas de mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, utiliza a fotografia de natureza como ferramenta para a educação ambiental e compreensão da biodiversidade brasileira, comprovando que a captura de uma imagem vai muito além da finalidade artística.

“Além de mostrar relações ecológicas, esta fotografia dá visibilidade a um grupo animal percebido pela maioria das pessoas apenas como alimento. Para a ciência, os seres representam muito mais: são um testemunho contundente de que peixes são provedores de serviços culturais, de inspiração estética e de fonte de lazer”, explica o docente da Unirdep.

O projeto Peixes de Bonito possui reconhecimento internacional pela produção de pesquisas sobre ecologia e comportamento de peixes, promovendo a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena há mais de 15 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *