28 de março de 2024 - 16:42

IFMS reabre prazo de matrículas da 1ª chamada para cursos técnicos integrados

Estudantes convocados em 1ª chamada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) podem fazer a matrícula nesta terça e quarta-feira, 26 e 27. A reabertura do prazo de matrículas consta da retificação publicada nessa segunda-feira, 25, na Central de Seleção. O novo cronograma altera também as datas de divulgação e de matrícula de novas chamadas.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema de matrículas do IFMS, o primeiro passo é clicar em “Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso”. Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato aprovado, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na inscrição.Uma vez ativado o acesso, basta acessar o sistema novamente utilizando o CPF nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar um e-mail para processoseletivo@ifms.edu.br. Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em “Solicitar Matrícula”.

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula online. Para acessá-lo é preciso informar o CPF nos campos login e senha. Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário.

Documentação – Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

• requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto
  • documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3×4 recente;
  • documentos exigidos no anexo V do edital 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;
  • anexo VIII do edital 054/2020e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em “Enviar Comprovante” e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta “Salvar e Finalizar”. Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Novas datas – De acordo com o novo cronograma do processo seletivo, a divulgação da 2ª chamada está prevista para 29 de janeiro, com matrículas no período de 1º a 11 de fevereiro.

A 3ª e 4ª chamadas, caso haja vagas disponíveis, serão publicadas nos dias 19 de fevereiro e 8 de março, respectivamente.

O novo cronograma prevê para o dia 8 de março a data de início das aulas do primeiro semestre letivo de 2021.

Seleção – Os candidatos foram classificados com base nas notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

Foram registradas 3.175 inscrições no processo seletivo. O curso mais concorrido foi Informática, oferecido em Campo Grande, com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.

Alguns cursos tiveram o número de inscritos menor que o número de vagas ofertadas. Nesse caso, todos os candidatos com inscrição homologada foram convocados na primeira chamada para matrículas.

Novo Cronograma

Etapa Data
Período de matrículas da 1ª chamada 12 a 20/01/21 e 26 e 27/01/2021
Divulgação da 2ª chamada 29/01/2021
Período de matrículas da 2ª chamada 01 a 11/02/2021
Divulgação da 3ª chamada 19/02/2021
Período de matrículas da 3ª chamada 22/02 a 04/03/2021
Divulgação da 4ª chamada 08/03/2021
Período de matrículas da 4ª chamada 09 a 19/03/2021
Início das aulas 08/03/2021

Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2021/reaberta-matricula-para-convocados-em-1a-chamada.