Uma década de pesquisas sobre a saúde dos adolescentes e suas tendências. O compilado faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE): indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A PeNSE traz informações sobre alimentação, atividade física, cigarro, álcool, outras drogas, situações em casa e na escola, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva, higiene e saúde bucal, segurança, uso dos serviços de saúde, características gerais dos escolares, características do ambiente escolar, entre outros. A pesquisa é feita em parceria com o Ministério da Saúde e o apoio do Ministério da Educação.
Os dados mostram, por exemplo, que a quantidade de estudantes com acesso à internet em casa aumentou 76,8% em 10 anos. Em 2009, 52,9% de estudantes do 9º ano do ensino fundamental tinham internet onde residiam, contra 93,6% em 2019.
Saiba mais detalhes e resultados desta pesquisa, inclusive em índices em que nosso Estado e Campo Grande se destacam, na reportagem especial de Zilda Vieira ao MS no Rádio:
A pesquisa completa pode ser acessada aqui