plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 16:36

Fundação de Cultura seleciona espetáculos para mostra Boca de Cena

Campo Grande (MS) – Foi publicado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial do Estado o edital de seleção pública de espetáculos para o projeto Boca de Cena – Mostra Sul-Mato-Grossense de Teatro e Circo 2016. Serão selecionados 14 espetáculos teatrais e/ou circenses e cinco intervenções artísticas (esquetes, números circenses ou performances) de grupos de Mato Grosso do Sul que possam ser apresentados em teatros, espaços alternativos e ruas ou praças.

As inscrições estão abertas para todos os grupos de teatro ou circo que tenham atividades em Mato Grosso do Sul e deverão ser realizadas pelos seus proponentes, pessoas físicas ou jurídicas ou seus procuradores no período de 11 de janeiro a 24 de fevereiro de 2016 e encaminhadas, com os documentos exigidos no edital, somente através dos Correios e por Sedex para a Fundação de Cultura.

O objetivo da Mostra é fomentar o desenvolvimento das artes cênicas, promover e valorizar o encontro do público com a arte do teatro e do circo no Estado do Mato Grosso do Sul, promovendo uma programação artística reveladora da expressão cênica estadual propiciando aprendizado prático, intercâmbio e formação de plateias e artistas, pensamento e debate das questões políticas e estéticas, em ambientes teatrais, convencionais ou não.

A secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire, diz que está cada vez mais se estreitando a formulação das atividades do teatro em conjunto com a classe teatral da Capital e do interior. “Isso representa um avanço nessa implementação das políticas públicas, com as atividades sendo elaboradas respeitando a demanda da área. Aumentamos significativamente o valor do recurso destinado à mostra. O Boca de Cena terá, além de espetáculos, um seminário, oficinas e apresentação de um grupo de teatro nacional convidado. A Mostra é o momento privilegiado para o encontro da arte do teatro com o público e para o reconhecimento do trabalho dos grupos”.

O diretor, professor de teatro e produtor cultural Jair Damasceno afirma que o edital deste ano contém diferenças importantes. “É um edital flexível que foi elaborado em consenso com a participação da classe teatral do Estado. Antes havia apenas espetáculos de Campo Grande. A partir de 2015 foram contemplados os demais municípios de Mato Grosso do Sul. Isso estimula o interior a investir em qualidade na produção. Este edital não pretende privilegiar produções de Campo Grande e nem ser paternalista com o interior. A seleção vai se pautar pela qualidade. Nós temos municípios do interior que têm uma produção grande, como Dourados, Corumbá e Três Lagoas. A comissão terá isenção ao selecionar. Este edital de 2016 também contempla outras formas de produção além dos espetáculos, como os números de curta duração, intervenções cênicas. Queremos validar essa experiência”.

Para participar, cada proponente poderá enviar uma proposta para cada uma das três modalidades de espetáculo e até uma de intervenção cênica, podendo ser selecionado em apenas uma proposta de espetáculo e uma de intervenção cênica. Cada grupo realizará até duas apresentações pelo projeto Boca de Cena – Mostra Sul-mato-grossense de Teatro e Circo/2016, podendo ser um espetáculo e/ou uma intervenção. Os espetáculos inscritos deverão ter no mínimo 40 minutos de duração e as intervenções artísticas até 15 minutos.

As propostas de espetáculos e intervenções artísticas selecionadas e contratadas receberão os seguintes valores brutos: a) R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por apresentação de espetáculo de teatro ou de linguagem circense; b) R$ 800,00 (oitocentos reais) por apresentação de intervenção artística (esquete, números circense ou performances).

As propostas serão analisadas por uma Comissão de Seleção nomeada pelo secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, que terá sua composição publicada no Diário Oficial, composta por seis membros, três titulares e três suplentes. A análise de mérito será realizada por técnicos pareceristas credenciados na Sectei. O processo de seleção será todo realizado nas dependências da FCMS estando aberto a qualquer interessado que queira presenciar a análise e/ou julgamento, desde que não interfira os trabalhos da Comissão.

Os membros da Comissão de Seleção avaliarão e selecionarão os projetos considerando os seguintes critérios de avaliação, atribuindo para cada critério notas, com os seguintes pesos: a) Proposta artística do espetáculo ou intervenção =5 a 10 pontos, peso 3,0; b) Trabalho de pesquisa e ineditismo da proposta do ponto de vista temático e estético = 5 a 10 pontos, peso 2,5 c) Currículo do artista, grupo ou companhia =5 a 10 pontos, peso 2,5 d) Conteúdo da proposta de “Diálogos Cênicos” = 5 a 10 pontos, peso 2,0. A nota final será o resultado da média das notas atribuídas pelos membros da Comissão de Seleção.

A Comissão de Seleção deverá selecionar no mínimo três espetáculos por categoria, desde que tenham qualidade suficiente para compor a programação, atingindo a pontuação mínima de 60 pontos. Caso não tenha o mínimo de três espetáculos em alguma modalidade, serão selecionados espetáculos com melhor pontuação. Para ser classificado, o concorrente deverá atingir a pontuação mínima de 60pontos de média, somadas as notas dos três selecionadores e dividida por três.

No caso de impossibilidade de formalizar o contrato com algum selecionado, em seu lugar será convocado o suplente de acordo com a classificação na modalidade que se inscreveu desde que tenha atingido a pontuação mínima de 60 pontos.

Calendário do processo de seleção: recebimento das inscrições – 11/01/2016 a 24/02/2016; abertura dos envelopes pela Comissão de Seleção – 01/03/2016; publicação da Ata da Comissão – 07/03/2016; homologação e adjudicação do resultado pelo diretor-presidente – 18/03/2016.

O edital está disponível aos interessados no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, no site www.imprensaoficial.ms.gov.br e também nos sites www.fundacaodecultura.ms.gov.br e www.sectei.ms.gov.br .

Quaisquer esclarecimentos e informações complementares sobre o edital poderão ser obtidos pelos telefones (67) 3316-9110 ou (67) 3316-9171, ou pelo e-mail: fcms_teatro@yahoo.com.br .

Fonte: Notícias MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *