28 de março de 2024 - 10:52

HRMS cria canal de comunicação entre pacientes e familiares

Em tempos de isolamento social durante a pandemia, O Comitê de Operação Emergencial do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (COE-HRMS), por iniciativa do Serviço de Psicologia do Hospital, que, pensando na importância da humanização e no momento atual em que a família não pode estar perto do paciente internado, disponibiliza um canal de comunicação para envio de cartas, batizado de “Pombo-Correio”.

É de conhecimento de todos a importância e o direto à comunicação do paciente com seus familiares, fonte de apoio afetivo para quem está hospitalizado. Com o avanço da doença no Estado, foi necessária a implementação de medidas restritivas afim de evitar ou propagar o contágio. Dessa forma, se tornou imprescindível restringir as visitas e acompanhantes aos pacientes internados no HRMS.

Conforme explica a diretora-presidente do Hospital Regional, Dra. Rosana Leite Melo, esse canal é muito importante para o paciente que está internado. “Estamos vivendo um momento muito difícil, que nos restringe estar perto fisicamente das pessoas que amamos, mas, felizmente, podemos contar com a tecnologia para nos aproximar, levar palavras de carinho e apoio, orações e torcida”.

A ação foi iniciada em meados de abril e, desde então, diariamente a equipe de psicologia do hospital, recebe a carta, identifica e o paciente e o setor que está internado e entrega ao paciente. Durante a entrega a equipe aproveita para realizar atendimento e proporcionar maior suporte emocional.

Mais de 120 cartas já foram entregues. Os pacientes se emocionam e agradecem a oportunidade de receber uma palavra de conforto da família. Alguns, inclusive, respondem, com apoio dos psicólogos via e-mail. O serviço que leva as mensagens de familiares a pacientes hospitalizados tem, inclusive, devolutivas bem significativas ao tratamento dado aos pacientes e familiares.

Como enviar sua carta

Envie sua carta para o HRMS pelo e-mail psicohrmscovid19@gmail.com.

É indispensável que no assunto do e-mail conste o nome completo do paciente.

Publicado por: rferreira