16 de abril de 2024 - 00:58

Hospital Regional passa a atender somente pacientes encaminhados pela Central de Regulação

HRMS deixará de atender demanda espontânea e vai se concentrar em pacientes enviados pela regulação municipal. (Foto: Edemir Rodrigues/Subcom)

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a partir desta quinta-feira (1º), passará a atender somente pacientes encaminhados pela Central de Regulação do município de Campo Grande, deixando de receber a demanda espontânea. O objetivo é melhorar o atendimento à população.

A medida foi acordada entre o MPE (Ministério Público Estadual), SES (Secretaria de Estado de Saúde), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e HRMS para estabelecer protocolos de encaminhamentos a serem adotados para regularizar o fluxo de pacientes no PAM (Pronto Atendimento Médico) do Hospital Regional.

A Sesau vai instalar dentro do HRMS uma sala de acolhimento com funcionamento 24 horas para acolher e redirecionar os pacientes que passarem pela triagem. A sala será composta alternadamente por psicólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

O Hospital Regional irá utilizar a classificação de risco na triagem dos pacientes pela equipe de Enfermagem. Os pacientes classificados como vermelho, laranja ou amarelo terão assistência no próprio HRMS. O paciente classificado como verde, azul ou branco será encaminhado para a Sala de Acolhimento da Sesau para redirecionamento para atendimentos nas unidades de saúde.

A SES irá alterar a Resolução nº 47/CIB/SES/MS/2016 colocando a assistência e atendimento pelo PAM do Hospital Regional apenas por demanda regulada, devendo efetuar a contra referência para a rede municipal.

A alteração no atendimento do HRMS também foi comunicada ao CES (Conselho Estadual de Saúde), CMS (Conselho Municipal de Saúde), CRM (Conselho Regional de Medicina), CRE (Conselho Regional de Enfermagem) e Conselho Local do Hospital Regional.

Airton Raes, da Secretaria de Estado de Saúde