23 de abril de 2024 - 15:12

Hospital de Bonito suspende visitas como medida de segurança contra o coronavírus

O Hospital Darci João Bigaton, Associação Beneficente que atende o município de Bonito, considerado a Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul, informou a suspensão das visitas por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17). O comunicado foi dado através das redes sociais do hospital no início da tarde de hoje.

Conforme o comunicado, a decisão é uma medida de segurança, atendendo os critérios de controle da Organização Mundial de Saúde em relação a disseminação do Covid-19, o coronavírus. O Executivo Municipal também deve anunciar uma série de medidas de prevenção para o município.

Segundo o secretário de Turismo, Augusto Mariano, alguns pontos já foram debatidos e uma reunião no Gabinete do prefeito Odilson Soares, no início da tarde desta terça-feira resultará em ‘decreto explicitando as medidas que foram discutidas e serão implantadas’.

A Secretaria Municipal de Saúde vem adotando nas últimas semanas uma série de medidas para capacitação das equipes da própria secretaria e do Hospital Darci João Bigaton – incluindo médicos, enfermeiros, servidores das Unidades Básicas de Saúde, laboratório e Farmácia Municipal – entre outros – para atendimento de eventuais casos de suspeita de infecção.

Os preparativos incluíram também a compra do material de atendimento necessário, tanto para as unidades básicas de Saúde quanto para o hospital. Não existe até o momento nenhum caso suspeito da doença em Bonito.

Coronavírus em MS

Os boletins epidemiológicos são atualizados diariamente, no período da tarde. Mato Grosso do Sul tem quatro casos confirmados e 33 suspeitos em confirmação, conforme o último boletim, divulgado na segunda-feira (16.3).

Os principais sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade para respirar. As medidas de prevenção estão ligadas a hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência, cobrir o rosto ao tossir, não compartilhar objetivos pessoais, evitar tocar os olhos, nariz e boca e fugir de aglomerações.