Inaugurado em setembro de 2023, o Hospital Veterinário para Animais Silvestres do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), “Ayty” – palavra tupi-Guarani que significa ninho, cuidado, aconchego e se pronuncia aitã – é referência no Brasil e na América Latina no tratamento de animais silvestres. Uma estrutura moderna no atendimento aos bichos das mais diversas espécies que vivem no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica, mas que precisaram ser resgatados devido a problemas de saúde.
Para falar sobre as atividades no hospital, os animais resgatados, nesta quarta-feira (28), o programa Rádio Livre da FM 104, com Vivianne Nunes e Bernardo Quartin receberam a coordenadora do CRAS, Aline Duarte, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Com uma área construída de mais de mil metros quadrados, o hospital está localizado no Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. O “Ayty” conta com um corpo clínico composto por médicos veterinários e especialistas em Zootecnia, Patologia, Biologia, entre outros.
“A gente inaugurou em setembro de 2023 e trouxe assim uma estrutura com aparelhos mais modernos, uma estrutura maior para podermos garantir um melhor atendimento aos animais da nossa fauna em MS. Desde 2020 a gente tem um grupo de resgate de animais que auxilia a Polícia Militar Ambiental de MS, que é a responsável para fazer os regastes, são cerca de 3 mil animais resgatados por ano,” declarou Aline.
Confira:
Fotos: Rogério Medeiros