plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 16:17

Histórias em Quadrinhos: conheça quatro artistas do Estado

Você sabia que o Brasil tem um Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? Pois é, esse dia foi comemorado em 30 de Janeiro.

A data em questão faz alusão à publicação da primeira HQ – História em Quadrinhos no país. Esse gênero literário com origem no final do século XIX tornou-se mais do que uma leitura esporádica. Para muitos, é um ítem colecionável.

No Brasil as primeiras HQ’s que se tem notícia são datadas de 1869 e foram escritas e desenhadas por Ângelo Agostini, um imigrante italiano. Em 30 de janeiro do ano em questão foi publicado no periódico “Vida Fluminense” a primeira edição de “As Aventuras de Nhô Quim”. A publicação é tida como a primeira história em quadrinhos genuinamente brasileira.

Além de ser tido como o patrono das HQ’s brasileiras, Ângelo foi um dos fundadores da Revista Tico-Tico, uma das mais importantes do gênero em quadrinhos na época.

Em 1960 surge a primeira revista em quadrinhos colorida, que no Brasil se popularizou com o nome de Gibi.

Quadrinistas em Mato Grosso do Sul

Nosso Estado conta com vários quadrinistas com obras lançadas e muita HQ pra contar. Conheça 4 quadrinistas que estão despontando:

Fabio Quill

Muralista, artista plástica e autor de histórias em quadrinhos. Paulistano radicado no Estado desde 2018. Publicou inicialmente em formato de fanzine em 2014 com as publicações “Tiro na Fuça”, “Fábulas Nunca Morrem” e “Janela da Alma”. Em 2015 publicou “Nessa Arca Tem Bicho”* o primeiro trabalho com normas da Biblioteca Nacional e ISBN, seguido de “Onírica” (2017), Amálgama”* (2019), “A Casa Baís”* (2021) “O Pequeno Macedônio” 2021 e “Quebra Torto” (2022)*.  Ministrou oficinas no Instituto de Arquitetos do Brasil, Rede Sesc (SP-MS-MT), Pré Festival de Inverno de Bonito, PROler, Centro Cultural José Octávio Guizzo, Biblioteca Monteiro Lobato (SP), entre outros. Cursou “Quadrinhos de Autor”, com Lourenço Mutarelli no Sesc SP e “Publique-se!” com o editor João Varela da Lote 42 no Sesc 24 de Maio (SP). Participou do Circuito Arte Da Palavra da Rede Sesc Nacional (2020/21) e Sesc Convida 2020.

Anderson Barboza

Designer gráfico e ilustrador. Nascido em São Paulo, residente em Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Hoje trabalhando em seu próprio escritório, o Pincel Digital Estúdio Gráfico.  É formado em Artes Visuais pela UFMS com especialização em Imagem e Som. Já fez ilustrações para vários clientes entre agências de publicidade, jogos e estúdio de animação, passando por vários estilos do cartum ao mais realista.

Há seis anos produz as tirinhas do personagem Perfect Cheese. Participou de várias ações envolvendo quadrinhos, como o antigo Bigorna Ilustrada e o TQL, Tereré Quadrinhos e Literatura, os projetos da Lei Aldir Blanc HQCG e Entendendo as Tirinhas. Atualmente participou da HQ Quebra Torto.

Marina Duarte

Quadrinista e ilustradora sul-matogrossense. Compõe a Revista Badaró, veículo de jornalismo em quadrinhos fundado no Mato Grosso do Sul há 3 anos e acaba de ter sua primeira HQ de ficção publicada através do livro Quebra-Torto – organizado por Fábio Quill, um projeto financiado pelo Rumos Itaú Cultural.

A quadrinista já teve ilustrações premiadas (juntamente com Norberto Liberator e Aline Antonini) com Menção Honrosa na categoria Arte do Prêmio Vladimir Herzog. Suas peças de jornalismo em quadrinhos podem ser encontradas, além da Revista Badaró, em portais como Le Monde Diplomatique, Mina de HQ e Catraca Livre.

Milena Zarate

Natural de Corumbá e bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Atua como designer gráfico, storyboarder e roteirista, e publica histórias em quadrinhos digitalmente desde 2010.

Sua obra mais recente em andamento, Paranormal Panic, iniciada em 2020, ganhará 3 volumes físicos que serão publicados pela editora NewPOP.  O projeto também recebeu apoio da Fundação de Cultura, que proporcionou a produção de um trailer de divulgação em 2021.

Lançamento coletânea Quebra Torto

Mato Grosso do Sul possui vários quadrinistas com livros lançados. A coletânea Quebra Torto traz estórias de quadrinistas do Estado organizadas pelo artista Fabio Quil.

Quebra torto é um típico prato da culinária pantaneira, mas, para Fabio, o nome também serviu de inspiração para uma coletânea de histórias de autores locais. Assim como na gastronomia – em que a mistura de sabores se sobressai, a ideia da coletânea também é agregar diferentes estilos e vozes de autores, criando um recorte da produção de HQs na região.

São seis quadrinistas presentes na coletânea: Anderson Barboza, Daniel Shaman, Grippho, Marina Duarte, Neiton Benitez e o próprio Fabio Quill, idealizador do projeto, apoiado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020.

Com informações da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *