plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 06:33

História e tradição envolvem Bonito na 90ª edição da Festa de São Pedro

Quermesse 2017 (Arquivo Portal-E)

As comemorações em honra a São Pedro Apóstolo, padroeiro de Bonito, datam como um dos mais antigos movimentos culturais e religiosos dessa região, tendo início antes mesmo do reconhecimento como município, em 1948. Conforme registros históricos do Padre Paulo Nunes de Araújo, que foi pároco da cidade até 2014, a primeira festa data-se de 29 de junho de 1928, quando foi inaugurada a primeira capela do então Distrito de Paz de Bonito e até é celebrados pela comunidade católica, não apenas com a quermesse, mas também com as novenas e a calvagada.

Ainda segundo registrado pelo padre Paulo, a história do Padroeiro de Bonito começa com a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, que celebrou a primeira Missa Campal da região.  “Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma Capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma Capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29/06/1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o Apóstolo foi designado Padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito”.

Também na ocisão, foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a Rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos. A cavalgada, que desperta a cidade no Dia do Padroeiro, foi incorporada na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro.

Cavalgada 2017 (Arquivo Portal-E)

A 90ª edição da Festa de São Pedro de Bonito tiveram início na última quarta-feira (20) com a novena em honra ao padroeiro e nesta quinta-feira (28) tem a início a já tradicional quermesse, colorindo as ruas da cidade com as bandeiras azuis e vermelhas e envolvendo a comunidade nas danças e brincadeiras.

Na sexta-feira (29), Dia de São Pedro Apóstolo, as comemorações tem início com a alvorada da Banda Municipal, seguida pela Cavalgada e a Santa Missa, realizada em frente a Igreja, às 8 horas.

Conheça um pouco mais da história da festa com registros do arquivo pessoal de Rosângela Machado:

Cavalgada de São Pedro em 1973

 

Reportagem sobre a festa de 2000

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *