Cada imigração contribuiu um pouco para o surgimento de hábitos característicos da cidade, mas a verdade é que basta vir morar pelos lados de cá para assimilá-los no dia a dia. Na lista abaixo, separamos os mais comuns, “bons” ou “ruins”.
Tomar tereré na calçada (ou onde você estiver)
Seja no calor ou no frio, campo-grandense de verdade sai de casa já com o kit tereré preparado para consumir a bebida, seja na rua, na chuva ou na fazenda. Mas, por aqui, o pessoal curte mesmo tomar o tereré nos Altos da Avenida Afonso Pena. Quem nunca?
Rolê no Parque das Nações Indígenas
Falando no parque, tai um lugar que está na preferência dos campo-grandenses! Frequentado por gente de todos os cantos da cidade, é bom para reunir amigos, fazer exercícios, tomar tereré, fazer aquela selfie. Bom mesmo era quando tinha show de graça uma vez por mês!
Sair do show antes de terminar para não pegar engarrafamento
E quando tinha show de graça por lá, a atração nem tinha cantando o “bis” e já tinha gente indo embora. Tudo para “não pegar engarrafamento” na hora de ir pra casa. Campo-grandense odeia trânsito, e vale tudo para evitar – até sair mais cedo do show que não acabou.
“DO SUUUUUL” e Cuiabá
E se a atração do show falar “boa noite, Mato Grosso”, é certeza que vai ser corrigida com um alto e claro “DO SUUUUL”. Até aí tudo bem, mas confundir Campo Grande com Cuiabá é imperdoável, é transformar campo-grandenses em ariranhas enfurecidas. Melhor evitar!
Uma ‘garapinha’ gelada para ajudar no calor
Mas todo mundo fica mais calminho se tomar uma garapinha de cana-de-açúcar geladinha, à venda no Mercadão, nas principais ruas do centro da cidade… É um hábito forte da cidade, que conta até com “open bar de garapa“.
Pastel no Mercadão no fim de semana
Também é super campo-grandense comer pastel do Mercadão Municipal aos fins de semana. De turistas a nativos, os boxes que vendem pastel estão sempre lotados no local. Dentre os mais pedidos está o de carne com queijo, que combina bem com… garapa de cana-de-açúcar!
Ir à Feira Central às quartas-feiras
Seja para comer sobá, o prato típico da cidade, ou para provar um espeto, ir à Feira Central às quartas-feiras também é um programa tradicional da cidade. No local, além de diversidade gastronômica, também dá para conferir lojas de roupas, eletrônicos, capinhas de celular e, claro, hortaliças fresquinhas.
Experimentar quatro estações num só dia
Isso foi até tema de matéria do Jornal Midiamax. Campo Grande tem um inverno meio bipolar, faz frio de manhã e um calor dos infernos ao meio-dia. É comum ver gente chegando agasalhada na escola ou no trabalho e saindo com moletom amarrado na cintura ao longo do dia.
Fotografar arara, capivara, pôr do sol e ipê
Até porque o que é bonito tem que se mostrar. Com tantas belezas da natureza, as fotos de capivaras, araras, tucanos, do pôr do sol e das floradas de ipê lotam redes sociais como Instagram e Facebook.
Assistir a Chicão Castro em algum lugar da cidade
Esse é apenas uma brincadeira da reportagem. Mas é que o cantor tornou-se tão popular nos últimos anos (ele está até em outdoor de uma empresa de serviços públicos) que chegou a virar meme, do tipo: “e aí, onde vamos ver um show do Chicão Castro hoje?”.