25 de abril de 2024 - 03:14

Guto Scarpanti (Novo): “Minha candidatura é totalmente independente e sem vínculos com grupos de poder ou coligações partidárias”

Guto Scarpanti  (Luis Augusto Lima Scarpanti)

Candidato à Prefeitura de Campo Grande pelo Partido Novo.  Sua vice na chapa é Priscilla Afonso (Novo)

Tem 39 anos. É casado com  Danieli Santin Scarpanti e tem uma filha.  Formado em Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela Uniderp e MBA em Gestão Pública. É Empresário e gerente comercial industrial . Cursou o ensino médio na  Jackson Academy of Applied Technology , nos EUA, em 1999. Em  2000 até final de 2006 foi representante comercial de indústria multinacional do setor calçadista. Em 2007, iniciou atividades como  agente de exportação industrial em Campo Grande.

Em 2010 fundou uma transportadora e também um dos fundadores de uma cooperativa no setor de transportes, atuando no conselho administrativo e secretário do conselho fiscal do sindicato patronal de transportes de MS. Paralelamente empreendeu no ramo de alimentação com uma hamburgueria, como sócio até junho de 2018. Foi um dos fundadores de uma associação de empresários do setor de alimentação. e sócio em uma empresa de tecnologia.

Na política, iniciou seu interesse se filiando no Partido Novo em 2016. Já em 2018, foi aprovado no processo de seleção do Partido Novo para candidato a deputado federal por Mato Grosso do Sul e agora, em 2020, aprovado para disputar a Prefeitura de Campo Grande.

• Porque quer ser prefeito de Campo Grande?

Guto; Primeiro, porque a mudança não virá dos partidos e dos políticos que temos. Precisamos que nós, gente comum, cansada de pagar o preço pelos conchavos de poder, comecemos a agir para realmente termos os resultados que desejamos para nossa cidade. Segundo, porque me sinto preparado para o desafio, tenho formação e histórico profissional, em gestão administrativa, juntamente com um MBA em Gestão Pública. Minha candidatura é totalmente independente e sem vínculos com grupos de poder ou coligações partidárias, o que me permite isenção total na hora de montar uma equipe de governo técnica e qualificada, utilizando preferencialmente funcionários públicos concursados, através de um rigoroso processo seletivo, ao invés de indicações políticas, como acontece nas outras candidaturas. Como não tenho que pagar nenhum favor, em troca de apoio político, também tenho total condição de promover uma drástica redução do número de cargos comissionados, que incham a máquina pública e oneram o contribuinte campo-grandense.

• Qual será sua prioridade quando eleito?

Guto: Minha prioridade é realizar uma redução da máquina pública. Inicialmente vou reduzir o número de cargos comissionados, reduzir o número de secretarias e das administrações indiretas, reduzindo todos privilégios possíveis. Depois, iniciar o processo seletivo para montar a equipe de secretariado, então começar a trabalhar o plano plurianual, lei de diretrizes orçamentária e a lei orçamentária anual em cima da nova realidade de redução de custos, para poder entregar melhores serviços de educação, saúde, segurança e infraestrutura.

• Em 2021, no pós Covid, como pretende recuperar a economia em Campo Grande?

Guto: Minha estratégia para recuperar a economia no pós Covid é extinguir processos regulatórios, que não agregam valor ao empresário, simplificar tributos, taxas e licenças, tornando mais viável o seu pagamento, de forma a facilitar o ambiente de negócios com justiça e isonomia, promover uma nova estratégia de investimentos, priorizando o desenvolvimento da atividade econômica dos bairros e implementar a Declaração de Direitos da Liberdade Econômica em Campo Grande (Lei Federal Nᴼ 13.874/2019) que trará mais facilidade e menos burocracia para os empreendedores de Campo Grande.

• Em seu plano de Governo qual a proposta para os jovens e também para os idosos?

Guto: Minha proposta para os jovens e idosos é implementação de um programa municipal de incentivo tributário para empresas que gerarem o primeiro emprego para jovens e também estabeleceremos critérios para o acesso ao programa para a contratação de idosos. Os jovens  tem a força de vontade e a ânsia de começar a produzir e conquistar sua independência. Os idosos, a experiência necessária para gerar mais produtividade às empresas.

• Na área cultural, castigada na Pandemia, qual será sua proposta?

Guto: Minha principal proposta para a área cultura é reestabelecer os festivais municipais e apoiar as iniciativas independentes. Em relação aos editais, vou promover mais transparência e, dentro do que a legislação permite, promover a desburocratização dos editais de cultura, além de oferecer capacitação para que artistas possam se preparar para participarem de editais disponibilizados pelo município.

• Como será o relacionamento de sua gestão com o Governo Estadual e com o Governo Federal?

Guto: Pretendo me relacionar com os Governos Federal e Estadual de forma harmônica e profissional. O município precisa dos recursos externos para garantir o financiamento de programas importante e por isso o relacionamento deve ser o mais eficiente possível pensando no bem-estar do cidadão campo-grandense. Acredito que, como prefeito, terei total condição de fazer uma gestão de união entre os Governos Federal e Estadual, na condição de representante municipal. Qualquer diferença política que possa existir deve ser colocada de lado na busca pela entrega dos serviços públicos necessários para elevar a qualidade de vida dos moradores de Campo Grande.