24 de abril de 2024 - 20:20

Guilherme Rondon, um dos ícones da música regional, é o convidado do programa Na Cadeira do DJ

Ele dispensa apresentações. Compositor, violonista e intérprete consagrado de público e crítica,  Guilherme Rondon é o entrevistado de Celito e Gilson Espíndola, no programa Na Cadeira do DJ, da 104.7 FM Educativa.

Uma das marcas registradas do músico é o domínio da fusão de ritmos da fronteira, como guarânias, polcas e chamamés. Rondon nasceu em São Paulo, mas foi criado em Corumbá, na região conhecida como pantanal do Paiaguás, tornando-se, posteriormente, um dos expoentes do som pantaneiro.

O artista participou (como um dos autores e diretor) do cd “Pantanal: Alerta Brasil”. Suas composições receberam  interpretações de Nana Caymmi, Ivan Lins, Almir Sater, Alzira Espíndola, Danilo Caymmi, Sérgio Reis, César Camargo Mariano, Jackie Heker, entre outros cantores. Fez trilhas para programas de TV, como Pesca Brasil (TV CNT), Pesca & Companhia (TV Bandeirantes), TV Colosso (rede Globo), além de ter participado da trilha musical da novela A Indomada (TV Globo), com a música ‘Vida bela vida’.

Guilherme Rondon recebeu o prêmio Sharp 92, de melhor música regional, com a canção “Paiaguás”, feita em parceria com Paulo Simões (do CD Rondon & Fígar, lançado em 1991). Em 1994 gravou o cd Piratininga, que lhe rendeu outro prêmio Sharp 95, na categoria revelação.

Participou do projeto Pixcinguinha, em 1996, que lhe permitiu se apresentar em várias cidades do norte do país. O músico criou o grupo Chalana de Prata, juntamente com Celito Espíndola, Paulo Simões e Dino Rocha, em 1996, com a finalidade de resgatar a genuína sonoridade pantaneira. A iniciativa resultou na gravação de dois cds.

Já em 2001 lançou o cd “Claro que Sim”, e quatro anos depois gravou um cd em Assunção (Paraguai), que teve a participação de músicos argentinos e paraguaios. O autor foi selecionado, em 2006, para o 9º Prêmio Visa, edição compositores, que lhe permitiu se apresentar no Sesc Vila Mariana (SP). O mais recente trabalho de Guilherme é o cd solo “Três”, fruto de novas parcerias com músicos de outras regiões do país, e também parceiros locais.

Está curioso (a) para conhecer os novos projetos musicais de Guilherme Rondon? Então é só ficar ligado no programa Na Cadeira do DJ. A atração da FM 104 é transmitida às segundas e quartas-feiras, a partir das 10h30. Produção e apresentação: Gilson e Celito Espíndola.