Com a abertura de mais um Guichê 60+, dessa vez na Agência do Shopping Campo Grande, na Capital, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) amplia o projeto que possibilita um novo modelo de atendimento para pessoas idosas. O primeiro foi lançado no último dia 3 de outubro, na Agência Híbrida de Dourados.
A iniciativa surgiu pelo olhar cuidadoso da servidora Elizangela Ximenes, que notou o grande fluxo de idosos, muitos com dificuldades em compreender ou executar os procedimentos. O atendimento indivualizado possibilita maior entendimento das demandas e não interfere no fluxo normal da agência.
A ideia do Guichê 60+ é possibilitar que pessoas com mais de 60 anos possam procurar uma unidade do Detran com esse espaço exclusivo e serem atendidas por um servidor qualificado, com mais empatia, paciência e atenção.
De acordo com o IBGE, os idosos representam 6,6% da população sul-mato-grossense. Já com relação a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os 60+ representam 15% dos condutores ativos (exclui as CNHs vencidas há mais de 30 dias) no Estado.
Além de Campo Grande, que possui 57.189 condutores com mais de 60 anos, os municípios com mais condutores nesta faixa etária são: Dourados com 14.677, Três Lagoas com 7.820, Ponta Porã com 3.838, e Corumbá com 3.496.
Saiba mais sobre o serviço do Detran-MS na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa:
Com informações de Mireli Obando e foto de Rachid Waqued / Comunicação Detran-MS