23 de abril de 2024 - 23:53

Guia Prático orienta familiares para o cuidado de pacientes com transtorno mental

O “Guia Prático de Cuidado para Familiares de Pacientes com Transtorno Mental”, produzido a partir da pesquisa de Simara de Souza Elias, no Mestrado em Ensino em Saúde, foi lançado no último dia 19, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A pesquisa foi orientada pela professora doutora Ednéia Albino Nunes Cerchiari, da UEMS, e pelo professor doutor João Baptista de Almeida Júnior, do Centro Universitário Salesiano (UNISAL), de Campinas.

Simara Elias é assistente social no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e desenvolveu a pesquisa a partir da coleta de dados junto aos familiares de pacientes internados no hospital. “A coleta de dados e dos relatos foi realizada entre agosto e dezembro de 2014, junto aos familiares de pacientes com diagnóstico de transtorno mental que eram provenientes de Dourados”, diz Simara, relatando ainda que o trabalho foi concluído no final de 2015.

Trabalho desenvolvido por colaboradora do HU-UFGD é produção técnica do Mestrado em Ensino em Saúde da UEMS

A ideia de elaborar o Guia Prático surgiu a partir da constatação das dificuldades enfrentadas pelas famílias no acolhimento do paciente após a alta hospitalar. “Existe uma dificuldade no entendimento em relação ao diagnóstico e principalmente em relação ao tratamento do transtorno mental, e sobre a sequência que é preciso dar após a alta hospitalar. O Guia mostra como é importante o papel da família nesse contexto”, conta Simara.

O Guia fala especificamente sobre Esquizofrenia e Transtorno Afetivo Bipolar, mas as orientações também servem para pessoas com outros transtornos, como depressão, distúrbios alimentares, dependência química e demência. “Antigamente existia uma cultura de que o paciente com transtorno mental deveria sair do convívio da família e permanecer hospitalizado durante meses. Hoje, o paciente é acompanhado pelo CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] e a família participa desse processo”, afirma Simara.

O “Guia Prático de Cuidado para Familiares de Pacientes com Transtorno Mental”, é uma produção técnica que vai ao encontro do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, que tem como exigência prática que os hospícios sejam substituídos por outros serviços capazes de garantir dignidade e liberdade aos portadores de transtornos mentais.

A publicação do Guia foi viabilizada pela UEMS, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Exemplares estão sendo distribuídos nos Conselhos Federal e Regional de Psicologia, no CAPS II de Dourados e no HU-UFGD, mas o material também está disponível na internet, para consulta e download, e pode ser acessado pelo link http://www.uems.br/assets/uploads/cursos_pos/e147e39e86246f835839f40a04dc160b/teses_dissertacoes/1_e147e39e86246f835839f40a04dc160b_2017-03-27_09-07-03.pdf

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da UEMS e UFGD