plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

18 de abril de 2024 - 07:02

Guarânia lança primeira linguiça de carne bovina orgânica do Pantanal em festival

A carne sustentável e orgânica do Pantanal cria novas oportunidades no Mato Grosso do Sul. A Guarânia é a primeira indústria de embutidos a receber a certificação de produto orgânico da IBD -certificadora autorizada pelo MAPA- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Esse produto inovador será apresentado no 1º Festival de Carne Orgânica e Sustentável do Pantanal, que ocorre dia 21 de abril, que mostrará a integração do mercado produtor com os consumidores. Esse protocolo de produção utilizado por produtores rurais do Pantanal passou a ser uma política pública do Governo do Estado, implementada pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). Aos moldes de outras ações do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE), produtores da região pantaneira que aderirem ao subprograma Carne Sustentável e Orgânica do Pantanal poderão ter incentivos de 50% a 67% do imposto devido.

“Estamos promovendo o resgate do processo produtivo tradicional do Pantanal, aproveitando um nicho de mercado e abrindo novas oportunidades de negócio para Mato Grosso do Sul. É uma forma de estimular a preservação de pastagens naturais no Pantanal, de favorecer que boas práticas de produção sejam replicadas e de agregar mais valor ao produto da região”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, ao anunciar o lançamento do benefício na abertura do Fórum “Oportunidades de precificação de carbono no setor agropecuário”, realizado em fevereiro em Campo Grande.

“É uma iniciativa para darmos mais competitividade ao produtor do Pantanal e incentivarmos a pecuária bovina de baixo impacto ambiental. Esse programa funciona ainda como ferramenta para continuarmos com um alto nível de preservação do nosso bioma e estimularmos a atividade econômica focando na rentabilidade do homem pantaneiro”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

O produtor Leonardo Leite de Barros, presidente da Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) afirmou que o governo do Estado “reconhece o valor do produtor rural e da atividade pecuária no Pantanal, de uma forma moderna, com uma política pública que deve servir de exemplo. Entre os impactos imediatos que teremos está a fixação do homem pantaneiro e o estímulo ao estudo de novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da região. O governo nos permite uma forma de preservar o bioma de forma inovadora, não com restrição, mas valorizando quem produz de forma correta”.

Entre os benefícios da modalidade de produção estão a valorização do homem pantaneiro, com a tradição de processos produtivos que historicamente preservam o Pantanal; o bem-estar animal registrado em todas as fases do processo produtivo; a responsabilidade ambiental com a conservação da biodiversidade e do ecossistema; e a responsabilidade social, registrada com a carne livre de resíduos químicos e que atende a consumidores comprometidos socialmente.

Os proprietários da Guarânia, Cézar Augusto Lisboa Pereira e Jander Pereira explicam que a indústria recebeu essa certificação de produto orgânico da IBD, que tem credenciamento IFOAM (mercado internacional), ISO/IEC 17065 (mercado europeu-regulamento CE 834/2007), Demeter (mercado internacional), USDA/NOP (mercado norte-americano) e aprovado para uso do selo SISORG (mercado brasileiro), o que torna seu certificado aceito globalmente. “Somos pioneiros nesse tipo de certificação, pois trabalhamos com a carne pantaneira desde 2014, em parceria com a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) e estamos promovendo o 1º Festival de Carne Orgânica e Sustentável do Pantanal, porque acreditamos na difusão desse processo de produção”, afirmam os diretores.

O festival que também é promovido pela Zoomix Suplementação Animal e pela Pantanal Growler, terá degustação de carnes assadas, com presença vip dos assadores conhecidos nacionalmente, Roberto Barcellos e Bruno Panhoca. Nas churrasqueiras, os assadores Henrique Soares, Igor Samczuk Meatheads, Brunão, Marcelo Giuliani, Chef Alemão e Rodrigo Queiroz. A música ao vivo fica por conta do Yule, das 14h às 17h, e do Zé Pretinho, das 18h às 20h. O valor da porção é de 15 reais. A Pantanal Growler fica na rua Paraíba, 269, Jardim dos Estados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *