
Na madrugada de sábado para domingo (14/03) a partir da meia noite, o Sala de Jazz com Clayton Sales destaca o trabalho de três grandes mulheres instrumentistas de sopro: a saxofonista americana Matana Roberts, a trombonista canadense Audrey Ochoa e a trompetista portuguesa Susana Santos Silva. O programa vai ao ar na madrugada na Educativa 104.7 FM.
Matana Roberts é uma saxofonista, improvisadora e compositora de jazz estadunidense. Quando criança, seu pai a colocava para escutar os discos de músicos progressistas de Jazz como Sun Ra e Albert Ayler. Com o tempo, Matana decidiu estudar música clássica e teatro em programas públicos de ensino de arte. Primeiro se dedicou ao clarinete, e depois, na escola, por sugestão de um professor, adotou o sax alto.
Audrey Ochoa é uma das maiores trompetistas canadense. Ela estudou trombone clássico na Universidade de Alberta e se apresentou pelo Canadá em inúmeras ocasiões. Audrey abraça o Jazz contemporâneo com influências latinas. A trompetista se apresentou com grandes nomes do Jazz como Chris Potter, Marcus Miller, Hilario Duran, PJ Perry, Tommy Banks, Lew Tebackin e “Dan Aykroyd and the Temptations”.
Susana Santos Silva é uma artista musical portuguesa de Jazz e de improvisação livre. Ela toca trompete, fliscorne e flauta. Susana Santos estudou trompete na escola de Música, no Porto, e em seguida, na Hochschule für Musik na Holanda. Ela tocou na Orquestra de Jazz de Matosinhos, no European Movement Jazz Orchestra e com o trio holandês LAMA. Em 2011, Susana Santos lançou seu álbum de estreia, “Devil’s Dress” (Toap).
Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa “Sala de Jazz” vai na madrugada de sábado para domingo, a partir da 00h na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).