19 de abril de 2024 - 15:35

Governo reforça segurança na fronteira com inauguração de videomonitoramento em Corumbá

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, inaugurou nesta quarta-feira (16), em Corumbá, o Sistema de Videomonitoramento do Enafron, que envolve a instalação de câmeras de vigilância em vias públicas num total de oito municípios que fazem fronteira com o Paraguai e Bolívia.

Esse sistema recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões destinados na instalação de 90 câmeras nos municípios de Amambai, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã, e vai auxiliar o trabalho das forças de segurança pública no combate à criminalidade.

Para o governador Reinaldo Azambuja, o objetivo é monitorar a área de fluxo intenso na fronteira. “Vamos combater o contrabando de drogas, roubos, furtos, assassinatos, além de colaborar com a recuperação de veículos roubados”, disse.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, destacou a capacidade do videomonitoramento em ajudar na investigação de crimes, além de colaborar na segurança preventiva realizada pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. “São 15 câmeras em Corumbá que vão ajudar as forças de segurança nas intervenções preventivas e repressivas realizadas em uma extensa área”, afirmou.

Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, esse sistema de monitoramento deverá ser interligado diretamente com as câmeras da guarda-municipal, contribuindo com a segurança da população.

Participaram da solenidade o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula, o secretário de Estado de Fazenda, Márcio Monteiro, o deputado federal Dagoberto Nogueira e os deputados estaduais Felipe Orro, José Carlos Barbosa e Rinaldo Modesto, além de autoridades civis e militares.

JBC_4598

Leandro Silva, da Subsecretaria de Comunicação