20 de abril de 2024 - 10:17

Governo reconhece boas práticas de servidores e distribui R$ 24 mil em prêmios

Campo Grande (MS) – Em clima de alegria e descontração, o Governo do Estado, por meio da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, realizou na manhã de hoje (9) a entrega do XI Prêmio Sul-mato-grossense de Inovação na Gestão Pública. O evento foi realizado no auditório da Governadoria.

Divididos em duas categorias: Ideias Inovadoras Implementáveis e Práticas Inovadoras de Sucesso, a premiação reconheceu a criatividade e valorizou o talento de servidores públicos que aplicaram suas ideias em boas práticas com um objetivo simples: garantir a melhoria no serviço público que é prestado ao cidadão.

Esse ano, além dos R$ 24 mil em prêmios, a novidade ficou por conta da apresentação dos vencedores, realizada por meio de uma ferramenta virtual que já vem sendo utilizada pela instituição nos cursos à distância.

Representando o Governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Administração e Desburocratização, Édio de Souza Viégas parabenizou toda equipe da Fundação Escola de Governo e lembrou que o Prêmio vem como ferramenta importante para esse novo processo cultural de valorização do servidor que o Governo vem implementando através de um novo modelo de gestão de pessoas e que as boas práticas, especialmente com foco na criatividade e inovação são fundamentais para a busca desse resultado. “É um prêmio que colabora para a nossa política de gestão de pessoas, porque não há melhor forma de valorizar um servidor que o reconhecimento pelo seu trabalho”, resumiu.

Vencedora do 1° lugar, na categoria  Ideiais Inovadoras Implementáveis, a proposta Inversão de fases do Processo Licitatório que levou o prêmio de R$ 6 mil, da servidora da Secretaria de Administração e Desburocratização, Ana Paula Martins propõe a administração pública, a inversão de fases de uma determinada modalidade licitatória, descartando a necessidade de avaliação da documentação de todas as empresas participantes, concentrando apenas na avaliação da documentação da empresa habilitada o que caracterizaria um processo inovador que ao final agilizaria em cerca de 30 a 40 dias o processo final. “É uma grande honra enquanto servidora ter a oportunidade de colaborar com a gestão. O nosso projeto além de garantir celeridade processual e otimizar o trâmite, sem dúvidas vai garantir economia aos cofres públicos. Só tenho a agradecer a toda equipe da SAD por acreditar no meu trabalho”, observou a servidora.

Outra prática que levou o 1° lugar e o prêmio de R$ 6 mil, desta vez na categoria Práticas Inovadoras de Sucesso, desenvolvida pelo servidor Lusival Pereira dos Santos e já implementada na Secretaria de Estado de Educação garantiu a otimização dos processos de gestão de convênios em todo âmbito educacional em Mato Grosso do Sul através da criação de uma plataforma digital. A iniciativa permitiu sistematizar todos os processos de gerenciamento de parcerias nas 365 unidades escolares garantindo economia ao Estado e permitindo, por parte dos gestores estaduais, a otimização do serviço com a informatização e celeridade na gestão das parcerias. “Para nós o grande beneficiário desta prática inovadora é o cidadão sul-mato-grossense, especialmente os nossos estudantes da Rede Estadual porque são eles que ganham com a otimização desse processo”, definiu Lusival ao agradecer o prêmio e dedicá-lo à toda equipe de Secretaria de Educação, em especial a Secretária Maria Cecília Amendola da Motta.

Para o diretor-presidente da Escola de Governo, Wilton Paullino Júnior, o prêmio é um legado que a administração deixa para os servidores públicos porque além de reconhecer e premiar práticas inovadoras que geram avanços na realização do interesse público estimula que servidores utilizem seus conhecimentos para aprimorar a gestão pública, compartilhando e difundindo experiências e práticas. “Um dos objetivos desse prêmio é incentivar a participação e a troca de experiências entre servidores na realização de práticas inovadoras e criativas para a gestão pública, formando uma rede”, resumiu Paullino.

Vencedores

Categoria “Práticas Inovadoras de Sucesso”

1º lugar

Prática: Nexxus – Plataforma Digital de Gestão de Parcerias Estratégicas

Órgão: Secretaria de Estado de Educação

Responsável: Lusival Pereira dos Santos

2º lugar

Prática: Horta hidropônica em Penitenciária. Humanização da Pena e Economicidade da Administração Pública

Órgão: Agepen/MS

Responsável: Raul Augusto Aparecido Sá Ramalho

3º lugar

Prática/Proposta: Informatização das ocorrências de acidentes de trânsito

Órgão: Secretaria de Estado de Segurança Pública

Responsável: Paulo Henrique da Silva Leite

Categoria “Ideias Inovadoras Implementáveis”

1º lugar

Prática/Proposta: Inversão de fases no Processo Licitatório

Órgão: Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização

Responsável: Ana Paula Martins Pereira

2º lugar

Prática/Proposta: Frota + Verde: GNV Um Novo olhar

Órgão: MS Gás

Responsável: Regiane Schio

3º lugar

Prática/Proposta: Desfazimento de Sucata

Órgão: Secretaria de Estado de Educação

Responsável: Alessandro José Perassoli

Rejane Monteiro, da assessoria de comunicação da SAD.

Fotos: David Majella.