24 de abril de 2024 - 01:47

Governo Presente: Reinaldo entrega pavimentação de acesso ao Parque Industrial de Três Lagoas

Governador inaugura asfalto em ligação do distrito industrial ao aeroporto, beneficiando mais de 5 mil trabalhadores e favorecendo abertura de novas empresas
Governador inaugurou acesso pavimentado entre Parque Industrial de Três Lagoas e aeroporto; acesso beneficiará mais de 5 mil trabalhadores. (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja entregou na manhã desta quinta-feira (12) a pavimentação de acesso ao Parque Industrial de Três Lagoas, ligando o setor fabril ao aeroporto da cidade. A estrutura, de R$ 2,9 milhões, foi financiada com verbas do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado), beneficiando diretamente as mais de 5 mil pessoas que trabalham no Parque Industrial da cidade.

A entrega aconteceu durante o Governo Presente, ação do Governo do Estado que levou a estrutura administrativa até o Bolsão, de forma a contemplar diretamente demandas de 14 municípios do Leste –Três Lagoas, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria.

Além do asfalto, o acesso ao Parque Industrial de Três Lagoas ganhou também uma ciclovia, que beneficiará os funcionários das 55 empresas que já operam no local, que é dividido em três áreas –a primeira, de 120 hectares, focado em empresas de concretagem e cerâmica; a segunda, de 275 hectares, dos quais 110 (62 lotes) estão disponíveis e são voltadas a diferentes segmentos industriais; e a terceira, com 4,2 mil metros quadrados, onde está a fábrica de fertilizantes nitrogenados do Grupo Acron, em fase de conclusão, e que ainda tem 14 lotes livres em 28 hectares.

Gerido pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Produção e Agricultura Familiar), o Fadefe financiou R$ 2.904.400,58 do empreendimento, executado em parceria com a prefeitura.

A avaliação é que, com a obra, será viabilizada a instalação de mais empresas que demandam dessa estrutura básica para suas operações, segundo informou o secretário Jaime Verruck.

“Esses recursos são oriundos das empresas de Mato Grosso do Sul, vêm como contrapartida aos incentivos fiscais concedidos, e nós temos utilizado, prioritariamente, para implantar infraestrutura nos núcleos industriais. Agora temos um acesso direto do aeroporto ao núcleo industrial, com ciclovia, beneficiando tanto os trabalhadores quanto a logística”, comentou.

Governo Presente

O Governo Presente é uma iniciativa do Governo do Estado de levar o gabinete de Reinaldo Azambuja ao interior. Nesta primeira edição do projeto, a estrutura administrativa se instala em Três Lagoas por dois dias (12 e 13).

Acompanham o governador, além de Verruck, o secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel; de Infraestrutura, Murilo Zauith; de Saúde, Geraldo Resende; e de Educação, Maria Cecília.

Nos 14 municípios componentes da ação, já foram investidos mais de R$ 1,1 bilhão pelo governo estadual entre 2015 e 2019. Os recursos podem ser percebidos na construção em andamento do Hospital Regional de Três Lagoas, que vai abrir novos leitos; na edificação do prédio da Delegacia de Polícia Civil de Chapadão do Sul; na restauração asfáltica da MS-040, em Santa Rita do Pardo; e em outros empreendimentos espalhados pelas cidades.

(Com Semagro)