25 de abril de 2024 - 00:53

Governo não medirá esforços para acabar com insegurança alimentar em MS, diz Rose

Campo Grande (MS) – Aberta na manhã desta quarta-feira (5), na Capital, a 4º Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional tem como desafio maior traçar políticas públicas, principalmente as que assegurem o direito de alimentação às comunidades mais vulneráveis da sociedade como as indígenas, quilombolas e assentados. Só no caso dos indígenas, dentre os mais de 70 mil no Estado, cerca de 20 mil estão em situação de insegurança alimentar, conforme dados do representante nacional da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Arnoldo de Campos, que abriu a conferência ao lado da vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto.

Para a vice-governadora o momento é de união por parte de governos e municípios e execução de uma política transversal e de fato efetiva. “É inadmissível que a gente ainda tenha a perda de um irmão sul-mato-grossense por falta de alimentos ou condição digna de alimentação. O gGoverno de Mato Grosso do Sul não vai medir esforços para atingir um índice satisfatório na solução dessa política, ou seja, índice zero de insegurança alimentar com todas as famílias atendidas”, afirmou.

Rose(2)_05_08_Consea
Vice-governadora ao lado de representantes de municípios e conselheiros de MS

Ainda segundo Arnoldo Campos um tripé de ações é fundamental para que esse índice de atendimento seja atingido. “Temos que organizar a distribuição de alimentos, mobilizando a assistência municipal de cada cidade e ainda incentivando a produção de alimento por cada comunidade, para que tenhamos, no futuro, essa independência alimentar”, disse.

Dentro da abertura da conferência também foi pactuada a adesão de 14 novos municípios do Estado no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Até o momento apenas Campo Grande, Bodoquena, Dourados, Três Lagoas e Paranaíba estavam inclusos dentro do Sisan, conforme informações do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/MS), Ivan Lúcio Rodrigues.

Representantes do Legislativo e Executivo municipal do Estado, do Ministério da Agricultura (MDA), superintendentes da Sedhast e conselheiros do Consea/MS também prestigiaram a abertura do evento.

Programação –A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Mato Grosso do Sul 2015, é realizada na Escola do SUAS/MS – Mariluce Bittar, que fica na rua André Pace, 630 – Bairro Guanandy. As propostas da conferência serão encaminhadas à Conferência Nacional, bem como eleição para escolha dos delegados governamentais e não governamentais que representarão Mato Grosso do Sul na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de 3 a 6 de novembro, em Brasília (DF).

Texto: Leomar Alves Rosa (Assessoria vice-governadoria e Sedhast)

Fotos: Leca

Fonte: Notícias MS