plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 04:51

Governo inicia companha Novembro Azul; câncer de próstata matou 215 pessoas em MS no ano passado

Na tentativa de reduzir o número de óbitos por câncer de próstata em Mato Grosso do Sul- estado que registrou 215 mortes no ano passado-, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou na manhã desta terça-feira (8) a Campanha Novembro Azul, uma iniciativa que estimula a prevenção da doença e incentiva os homens a cuidarem da saúde. O trabalho de conscientização começou com os servidores da SES que puderam assistir à palestra “Saúde Prostática”, ministrada pelo médico urologista Nelson Trad Filho.

O secretario de Estado de Saúde, Nelson Tavares, falou do preconceito com o exame de próstata, muitas vezes motivo de piada na sociedade, e afirmou que somente com conscientização é possível mobilizar os homens. “Somente através da conscientização é que haverá procura por tratamento médico. E, claro, os serviços públicos precisam estar disponíveis à população”, ressaltou ele.

Secretario de Estado de Saúde ressalta que apenas conscientização poderá motivar homens. (Foto: Edemir Rodrigues)

Durante o evento, o médico Nelson Trad explicou como acontece a doença e como ela pode ser diagnosticada, esclarecendo quais são os primeiros sintomas. Ele frisou ainda sobre a importância do exame do toque.

“Ele é extremamente importante porque só se consegue examinar a próstata por meio do toque, através do reto. Esse mito, esse preconceito tem que ser colocado para trás porque com o toque podemos descobrir precocemente as doenças, principalmente as malignas, que acometem o homem e muitas vezes levam a morte”, disse ele afirmando que apenas o exame de sangue não é suficiente para detectar o câncer.

Segundo Trad, se a doença for diagnosticada na fase inicial pode alcançar até 90% de chances de cura, com a realização da cirurgia, e explicou ainda que fatores hereditários podem contribuir para a doença.  “O câncer de próstata está associado ao fator hereditário e também à alimentação indevida, incluindo carnes em excesso. Eu indico que o exame de próstata seja feito a partir dos 40 anos. A mulher se previne muito mais que o homem. O homem precisa acabar com o pensamento de que ele não terá a doença e precisa ter atitude. Muitas vezes as mulheres é que levam seus companheiros ao consultório médico”.

A secretária adjunta Crhistinne Gonçalves reafirmou que o momento é de reflexão e ressaltou a importância das mulheres no combate à doença. “Não deveria, mas as mulheres ainda são os personagens principais nessa jornada. Somos importantes na busca pelo diagnóstico precoce”.

A palestra irá percorrer as secretarias do Governo do Estado e também cidades no interior  que já agendaram o evento.  No entanto, cada município terá sua programação específica. Conforme a SES, empresas privadas também podem solicitar a apresentação do médico. Pela segunda vez a SES realiza a campanha de prevenção anual.

Óbitos

Em 2015, a SES registrou 215 mortes por câncer de próstata em Mato Grosso do Sul. Foram notificados 35 casos na faixa etária entre 60 e 69 anos, 79 casos em idosos com idade entre 70 e 79 anos e mais de 101 mortes de pacientes com mais de 80 anos, o que demonstra claramente a idade como a principal porta de entrada para doença.

Texto: Luciana Brazil, assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde. Foto: Edemir Rodrigues. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *