28 de março de 2024 - 13:51

Governo incentiva instalação de laticínio em Glória de Dourados, que vai gerar 100 empregos

Convênio de R$ 3,6 milhões firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Glória de Dourados vai possibilitar a instalação de um laticínio na cidade, com geração de 100 empregos diretos.

O documento que permite a transferência dos recursos do Estado para o município foi assinado nesta segunda-feira (24) pelo governador Reinaldo Azambuja, pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e pelo prefeito Aristeu Pereira Nantes.

“Com esse convênio, vamos possibilitar mais emprego localmente, além de fortalecer uma bacia leiteira importante. Hoje Glória de Dourados tira em torno de 25 mil litros de leite por dia. No momento em que tivermos uma empresa que vai fazer iogurte, leite longa vida e outros derivados, vamos incentivar e fortalecer a cadeia produtiva”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Os R$ 3,6 milhões que serão transferidos pertencem ao Pró-Desenvolve (Fundo Estadual Pró Desenvolvimento Econômico), que é abastecido com dinheiro de empresas já incentivadas pelo poder público estadual, explicou o secretário Jaime Verruck.

“O objetivo desse Fundo é retornar o investimento industrial nos municípios. Com o dinheiro, nós fazemos obras de acesso a empresas, estruturamos núcleos industriais e até fazemos aquisição de áreas para indústrias”, disse ele.

Recursos do Pró-Desenvolve vão permitir a instalação do laticínio

Laticínio

Prefeito Aristeu: área para instalação da fábrica foi doada pelo município

Conforme proposta apresentada pela Prefeitura de Glória de Dourados, o novo empreendimento será caracterizado pela construção de dois galpões com área de 4.245,24 m², com estrutura pré-moldada, contendo pilares e dutos de drenagem. No local, a empresa Laticínios Maná estima investir R$ 30 milhões para fazer a captação e o beneficiamento de leite in natura para fabricação de leite longa vida, iogurte, queijos e outros derivados.

A empresa será construída em uma área doada pelo município. “Glória já teve uma bacia muito grande de pecuária leiteira e hoje a gente luta para que retorne. Essa empresa que vai se instalar, vai poder trazer novamente a atividade da pecuária leiteira, gerando emprego e movimentando nossa economia”, destacou o prefeito Aristeu Nantes.

Segundo o proprietário da Maná, Leonardo Alves, essa será a segunda unidade da empresa em Mato Grosso do Sul. A primeira funciona em Jateí. “A construção da nova unidade será concluída em até um ano e meio. Vamos começar a operar com seis produtos iniciais e depois chegar até 12”, informou.

Também participaram do ato de assinatura do convênio os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Geraldo Resende (Saúde); o deputado estadual Lídio Lopes; o vice-prefeito de Glória de Dourados, Amadeu Ferreira de Moura; e os vereadores da cidade.

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro