19 de abril de 2024 - 08:54

Governo inaugura canal da TVE e homenageia pioneiro da radiodifusão em Aquidauana

O Governo do Estado inaugura nesse sábado o sinal da TV Educativa em Aquiduana, dentro das comemorações de aniversário da cidade, que completa 123 anos. Na cerimônia de inauguração da TVE será prestada homenagem a Elidio Teles de Oliveira, pioneiro da radiodifusão e fundador da Rádio Difusora de Aquidauana.

A ativação do sinal foi reivindicada pelo prefeito José Henrique Trindade e o presidente da Câmara, vereador Anderson Meirelles, que propuseram parceria com a Rádio e TV Educativa (RTVE) para viabilizar a instalação dos equipamentos.

aq
Vereador Anderson Meirelles e assessores com o diretor-presidente da RTVE, Bosco Martins, e o coordenador Técnico Operacional da TV, César Roriz.

O diretor-presidente da RTVE, jornalista Bosco Martins, representará o governador na cerimônia de inauguração da emissora do Estado, que será realizada na Câmara Municipal. Segundo Bosco Martins, as imagens e som da TVE serão captados também pela população de Anastácio.

Bosco cita que no esforço para levar a TVE para Aquidauana, participou ainda o deputado Felipe Orro (PDT), que fez a doação de aparelho de ar condicionado para o perfeito funcionamento do transmissor, que está instalado no Morro do Paxixi, uma das regiões mais altas do Pantanal, o que favorece a emissão das ondas de televisão.

De acordo com o presidente da Câmara Anderson Meirelles, a reivindicação foi subscrita por todos os vereadores de Aquidauana e apresentada ao governador Reinaldo Azambuja durante visita ao município. “A chegada da TVE em nossa cidade é um presente para toda a população”, destacou o vereador.

O diretor-presidente da RTVE disse que a expansão da TV Educativa segue orientação do governador Reinaldo Azambuja. O objetivo é levar o sinal da TVE “na maioria dos municípios e melhorar o sinal em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, alcançando cerca de 80% da população”.

Homenageado

“Para nós será uma alegria estar junto com as lideranças locais e a população lançando o canal da TV Educativa, uma emissora que no governo Reinaldo Azambuja está recuperando seu papel e exerce uma função muito importante na divulgação das ações do Estado, além da valorização da cultura regional e prestação de serviço. Alegria também por representar o governador em homenagem a Elidio Teles, um dos pioneiros do Rádio na região”, destaca Bosco Martins.

Expansão

A primeira cidade a ter o sinal da TVE foi Bonito. Nessa primeira etapa, além de Bonito, Açquidauana e Anastácio, terão o sinal da TVE restabelecido as cidades de Jardim e Guia Lopes da Laguna, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Dourados e Maracaju.

222Programação de aniversário

Confira a programação das comemorações do 123º aniversário de Aquidauana.

7 de Agosto (sexta-feira)

19h – Abertura da 10ª Festa da Sopa Paraguaia da Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana no Clube Arpa

8 de Agosto (sábado )

14h – Circuito Municipal de Esporte de Areia – Futevôlei e Vôlei de Areia no Parque Lagoa Comprida

20h30 – Show com Rosy Firmo e Alarcon no Clube ARPA

9 de Agosto (domingo)

7h – Passeio ciclístico com saída da Igreja Matriz e chegada no Parque da Lagoa Comprida

10 de Agosto (segunda- feira)

09h – Entrega da Reforma da ESF Guanandy

11 de Agosto (terça- feira)

10h – Entrega da ampliação da ESF do distrito de Camisão

12 de Agosto (quarta- feira )

9h30 – Visita a obra da CEINF da Vila São Pedro

10h – Visita a obra da CEINF da Vila Pinheiro

11h – Visita a obra da quadra coberta “Andrea Pace de Oliveira”

18 h – Abertura da 48ª Exposição Agropecuária de Aquidauana no Parque de Exposições “Manoel Antônio Paes de Barros ”

13 de Agosto (quinta–feira)

9h30 – Entrega da Reforma da ESF Fábio Dutra dos Santos, na Vila Pinheiro

10h – Inauguração da Academia de Saúde da ESF da Vila Pinheiro;

10h30 – Inauguração do Auditório de Reuniões da ESF da Vila Pinheiro

19h30 – Missa do Santíssimo em Ação de Graças pelo Aniversário de Aquidauana na Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição

14 de Agosto (sexta- feira)

10h – Entrega da Academia da Saúde da Nova Aquidauana na Rua José Carnio, esquina com a Jorjão Trindade

19h30 – Sessão Solene de Concessão de Título de Cidadão Aquidauanense na Câmara Municipal de Aquidauana

15 de Agosto (sábado)

6h – Alvorada Festiva

8h – Hasteamento dos pavilhões – Palanque

8h – II Etapa Brasileiro de Canoagem e Stand Up Padlle em Piraputanga

8h30 – Desfile Cívico Escolar e Militar

11h – Abertura do sinal da TVE (TV Educativa ) e homenagem a Elidio Teles de Oliveira, pioneiro da radiodifusão e fundador da Rádio Difusora de Aquidauana

15h – Jogo Amistoso Maracaju x Aquidauanense Futebol Clube no Estádio Municipal de Aquidauana

15h – Amistoso Futebol de Campo Veterano no campo Baixadão – Guanandy

15h – Torneio de Malha e Dominó de Aquidauana na pista ao lado do Poliesportivo

23h30 – Show com a dupla sertaneja Munhoz e Mariano no Parque de Exposições Manoel Antônio Paes de Barros

16 de Agosto (domingo)

8h – Corrida de Mountain Bike no Parque Lagoa Comprida

20 de Agosto (quinta-feira)

09h30 – Entrega da reforma da ESF da Vila Trindade

10h30 – Entrega do recapeamento das ruas da Vila Trindade

21 de Agosto (sexta-feira )

19h30 – Exposição de fotos e Painéis Históricos da Companhia “Mate Laranjeiras” no Plenarinho “Plinio de Arruda Leite”.

22 de Agosto (sábado)

9h30 – Visita as 189 Casas do Residencial Zé da Portuguesa no Jardim Aeroporto

23 de Agosto (domingo)

11h – Festa da Arara – Associação Recreativa dos Amigos Reais de Aquidauana no Parque dos Poderes em Campo Grande.