19 de abril de 2024 - 16:52

Governo equipa Polícia Ambiental para reforçar fiscalização nos rios de MS

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quarta-feira (19) novas embarcações e equipamentos para reforçar o trabalho de prevenção de crimes nos rios do Estado. Durante a entrega do material, no Batalhão da PMA, o governador Reinaldo Azambuja falou sobre a compra dos 43 equipamentos que somam investimentos de R$ 1 milhão.

“Bem estruturada, a polícia contribui para a preservação do meio ambiente. Esses equipamentos permitem, efetivamente, o cumprimento das regras da Cota Zero e da proibição da pesca do dourado”, afirmou o governante. Por meio de decreto, o Governo proibiu a captura e transporte de peixes nativos nos rios de Mato Grosso do Sul a partir de 2020, com redução de 50% da cota já para este ano.

Ao todo, foram entregues 16 barcos, 14 motores, 12 reboques e um caminhão para unidades da PMA em Águas do Miranda KM 21 (Bonito), Aquidauana, Bataguassu, Bela vista, Bonito, Campo Grande, Coxim, Jardim, Mundo Novo, Porto Murtinho, Porto Primavera (Batayporã), Rio Negro e Três Lagoas.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por meio de convênio com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp). “Essa entrega objetiva reduzir os índices de criminalidade na área rural do Estado. Quando protegemos o meio ambiente trabalhamos para o planeta”, afirmou o titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira.

Com objetivo de preservar a biodiversidade de Mato Grosso do Sul, do Pantanal ao Cerrado, a PMA realiza ações de educação ambiental e fiscalização com frequência. Em 2019, nos quatro meses de pesca aberta, 104 pescadores foram autuados por pesca ilegal – 74 deles acabaram presos por pesca predatória. As ocorrências geraram multas de R$ 151 mil e apreensão de 744 kg de pescado.

Mais investimentos

Também durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, adiantou que 37 novas viaturas e três novos micro ônibus serão entregues em julho para o policiamento ostensivo. “MS está indo na contramão do País. Estamos fazendo entregas e reduzindo índices”, afirmou. Segundo ele, entre dezembro de 2018 e junho de 2019 a Polícia Militar recebeu R$ 3 milhões em equipamentos.

Prestigiaram a cerimônia de entrega os secretários Jaime Verruck (Semagro), Sérgio de Paula (Articulação Política) e Carlos Alberto de Assis (Gabinete do Governador); os deputados estaduais Paulo Corrêa (presidente da Assembleia), Barbosinha, Capitão Contar, Renato Câmara e Rinaldo Modesto; e prefeitos e representantes civis e militares dos municípios beneficiados com os equipamentos.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Chico Ribeiro