19 de abril de 2024 - 13:28

Governo entrega 25 veículos novos para atender a Agricultura Familiar

O governador Reinaldo Azambuja fez a entrega, na tarde desta quinta-feira (17), de 25 veículos da marca Gol para atender os produtores rurais da Agricultura Familiar no Estado. Os veículos foram adquiridos por meio de convênio entre a Secretaria Especial de Agricultura familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal (SEAD) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semagro (Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A solenidade de entrega dos veículos aconteceu na sede da Semagro, no Parque dos Poderes, e contou com a presença de deputados estaduais, secretários, prefeitos, vereadores, dirigentes de órgãos públicos e entidades representativas do setor. A frota da Agraer chega, agora, a 335 veículos, sendo que a grande maioria está em serviço no campo, disse o diretor presidente da Agência, Enelvo Felini.

O convênio global entre a SEAD e a Agraer compreende recursos no valor de R$ 1,1 milhão, sendo que R$ 100 mil são contrapartida do governo do Estado. E os veículos custaram R$ 36.317,80 cada, totalizando R$ 907.945,00, abaixo do valor orçado, portanto será possível adquirir mais carros com a sobra. Os veículos serão utilizados pelos técnicos da Agraer de 23 municípios do interior e também da Capital.

Além da entrega dos veículos, o governador e o prefeito Marquinhos Trad assinaram, na ocasião, Termo de Cooperação Técnica entre a Agraer e a Prefeitura de Campo Grande para oferecer assistência técnica a cerca de 1,2 mil pequenos produtores do município.

Mais veículos

O delegado da SEAD, Dorival Betini, elogiou a atuação do governo do Estado no apoio e fortalecimento da Agricultura Familiar e garantiu que, até o fim do ano, será licitado mais um lote de veículos pelo governo federal, e já estão garantidos mais 25 unidades para Mato Grosso do Sul. Ele destacou outro trabalho de parceria com o governo do Estado em benefício da Agricultura Familiar que é o incentivo aos produtores para contratarem recursos do Pronaf (Plano Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que oferece recursos a juros subsidiados de 0,5% a 5,5%.

Com crédito disponível, terras férteis e clima favorável, a Agricultura Familiar precisa apenas de assistência técnica para garantir a produção de alimentos em abundância, assegurar os empregos e a renda dos pequenos produtores. E essa é a tarefa delegada aos técnicos da Agraer, observou o governador Reinaldo Azambuja.
“A média e grande agricultura é tecnificada, está produzindo muito e garantindo a riqueza do país. Mas os pequenos produtores, que fornecem 80% do alimento que levamos à mesa, esses precisam da mão estendida do governo, e essa mão é da Agraer”, disse Reinaldo.

Esse apoio vem em forma de assistência técnica e também na distribuição de máquinas e equipamentos. O governador lembrou que estão sendo entregues mais de 2 mil equipamentos para associações de agricultores familiares, entre tratores, grades, plantadeiras, resfriadores de leite, etc.

“Estamos empenhados em levar extensão e também em organizar o sistema produtivo familiar. Eu acho muito bonita a luta da reforma agrária no país. Famílias que viveram anos embaixo de uma lona na beira da estrada, esperando ganhar um pedaço de terra pra chamar de seu, plantar e produzir e criar seus filhos. Por isso é importante esse trabalho da Agraer, que está presente nos 79 municípios do Estado”, finalizou.

Participaram do ano o secretário da Semagro Jaime Verruck, o secretário adjunto Ricardo Senna, o secretário de Fazenda Marcio Monteiro, os deputados estaduais Felipe Orro, Rinaldo Modesto e Renato Câmara; o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Humberto Maciel, o superintendente de Meio Ambiente, C&T, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; os prefeitos de Ivinhema, Éder Lima e de Jardim, Guilherme Monteiro, secretários municipais e vereadores.

Fonte: Semagro MS