24 de abril de 2024 - 04:05

Governo entrega 20 novos veículos para Agraer fortalecer assistência técnica em assentamentos de MS

O Governo do Estado segue fortalecendo a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (8), 20 novos veículos da marca Renault, modelo Oroch, foram entregues à Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para serem utilizados em serviços de assistência técnica em assentamentos e comunidades tradicionais de 14 municípios.

As 20 caminhonetes tiveram custo de R$ 2,3 milhões. O dinheiro usado na aquisição é de um convênio firmado com recursos extraorçamentários da União, empenhados pelo senador Nelsinho Trad, no valor de R$ 19,2 milhões, com contrapartida de R$ 10,6 milhões do Estado.

Caminhonetes foram adquiridas em parceria com a bancada federal de MS no Congresso

Ao entregar as chaves dos veículos, o governador Reinaldo Azambuja destacou o apoio da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, que vem destinando recursos para o desenvolvimento da agricultura familiar. “Todos os anos, a bancada tem olhado para o segmento da agricultura familiar e das comunidades tradicionais. Juntos, estamos implementando políticas públicas que dão qualidade de vida, aumentam a rentabilidade e melhoram a capacidade de produção do pequeno agricultor”, ressaltou.

Os novos veículos foram entregues para oito regionais da Agraer e vão atender os municípios de Amambai, Ponta Porã, Bataguassu, Nova Andradina, Iguatemi, Naviraí, Coxim, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Campo Grande, Selvíria, Três Lagoas, Dourados e Anastácio.

O escritório central da Agraer e o Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) também receberam caminhonetes. Ainda foi entregue um veículo para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) utilizar no projeto de Agricultura Peri-Urbana em comunidades tradicionais. A vice-reitora da universidade, Camila Ítavo, participou da solenidade.

Estruturação

Desde o início da parceria do Governo do Estado com a bancada federal, mais de 100 veículos foram entregues para a Agraer atuar com assistência técnica e extensão rural. O apoio ainda garantiu equipamentos para as 79 prefeituras do Estado e comunidades que trabalham com a agricultura familiar, falou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). “Fizemos a maior entrega de equipamentos da história. São mais de três mil”, afirmou.

O presidente em exercício da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, destacou a estruturação da Agência nos últimos anos. “Veículos, computadores, mobiliários, internet nos escritórios locais e demais investimentos do Governo que organizam e valorizam nossa Agência”, pontuou.

Solenidade de entega foi realizada no pátio da Semagro

Bruno Chaves, Subcom
Fotos: Chico Ribeiro