19 de abril de 2024 - 16:00

Governo entrega 189 casas e tira ribeirinhos de área de risco em Aquidauana

Famílias que viviam em áreas de risco às margens do Rio Aquidauana passarão a morar com mais dignidade. Nesta segunda-feira (21), na cidade conhecida como Portal do Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja fez a entrega de 189 unidades habitacionais do Residencial Jardim Aeroporto II e proporcionou um novo futuro para centenas de pessoas.

As moradias entregues fazem parte do programa estadual Obra Inacabada Zero e foram construídas por meio do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Os recursos utilizados foram do FAR, para atender famílias do programa de urbanização de favelas. Parte dos beneficiários é de população ribeirinha, que corria riscos em períodos de chuvas.

“Eu mesma morava de favor com uma amiga, mas sempre tive fé de que algum dia ia conseguir a minha casa. Estou muito feliz e com sensação de sonho realizado”, contou Cristiane de Souza, 29 anos, mãe de quatro filhos, que aguardava na fila de programas habitacionais há 10  anos.

JBC_8724

Financiadas pela Caixa Econômica Federal, as casas contam com investimentos de R$ 19,6 milhões, fruto da parceria entre a União (R$ 16.735.957,59), Estado (R$ 2.013.675,12) e Município (R$ 880.500,00). Cada unidade possui 36,42 m² de área construída, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A construção do residencial envolve ainda as obras de infraestrutura, drenagem, pavimentação, implantação de Centro de Educação Infantil e centro comunitário.

“A Caixa é um dos grandes parceiros dos investimentos imobiliários do Estado e essa entrega aqui é a realização de sonhos para as famílias. Por isso, queremos fortalecer mais parcerias para construirmos mais casas e ajudarmos outras pessoas a conquistarem a habitação própria”, disse o governador, que ainda autorizou repasse de investimento para a construção de vias asfaltadas em bairros próximos ao Jardim Aeroporto II para beneficiar  região.

JBC_8684

O prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade, destacou felicidade de poder entregar as casas populares para boa parte das famílias ribeirinhas que viviam em áreas de risco. “Quem tem uma residência desse tipo tem dignidade na vida”, falou. Representando a Assembleia, o deputado estadual Felipe Orro disse que o residencial é um presente para a cidade e que Aquidauana precisa de mais investimentos como esse para impulsionar o desenvolvimento.

Para o diretor Teotônio Rezende, da Caixa, o programa Minha Casa, Minha Vida vem transformando sonhos em realidade e é o exemplo de união entre os governos municipais, estaduais e federal.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado, com informações de Leandro Silva, de Aquidauana. Foto: Jessica Barbosa.