24 de abril de 2024 - 00:01

Governo do Estado repassa mais de R$ 3 milhões para projetos da Aprosoja/MS através do Fundems

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems), oficializou na tarde desta quarta-feira (12), com a assinatura de convênios na Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), o repasse a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) de mais de R$ 3 milhões em recursos destinados a quatro projetos daquela instituição.

Provenientes de contribuições geradas por operações de milho e soja em todo Mato Grosso do Sul, os recursos, que representam valores gerados pelo produtor rural, retornam a ele através do Fundems, por meio dos projetos que buscam desenvolver uma agricultura cada vez mais competitiva, sustentável e integradora no Estado.

Um dos projetos contemplados com os recursos é o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, Siga MS, ferramenta que monitora lavouras desde 2009 com o objetivo de colher dados e elaborar estatísticas sobre plantio, produção e produtividade das culturas de soja e milho em Mato Grosso do Sul, através de um trabalho realizado em campo por técnicos da Aprosoja/MS. Para este projeto foram destinados R$ 1.884.280,00.

Já para o projeto Soja Plus – maior evento de pré-safra do País – que leva orientações e capacitação ao produtor rural por meio de visitas técnicas que permitem que sejam diagnosticados desafios e oportunidades no campo e também realiza o monitoramento de indicadores de desenvolvimento com foco na gestão da propriedade, foram destinados R$ 476.100,00.

Com objetivo de capacitar e munir o produtor rural de conhecimento, o Circuito Aprosoja também recebeu recursos na ordem de R$ 432.800,00. O projeto auxilia no planejamento da próxima safra por meio de circuito de eventos, com palestras e workshops, nas principais cidades produtoras do Estado.

Para o projeto de Acompanhamento Parlamentar, ferramenta criada pela Associação para acompanhar os projetos que tramitam na Câmara dos Deputados, com corpo técnico que produz analises e recomendações para possíveis adequações buscando assegurar o bom andamento das ações voltadas à agricultura e ao agronegócio no Estado, foram destinados R$ 244.800,00.

Segundo o presidente da entidade, Christiano Bortolotto, os convênios representam investimentos importantes para o avanço da agricultura em Mato Grosso do Sul. “Com isso podemos levar informação e conhecimento ao produtor, ampliando sua competitividade, melhorando indicadores sociais e ambientais e trazendo desenvolvimento para o Estado”, afirmou.

Para o Secretario de Produção e Agricultura Familiar em exercício, Edwin Baur, os recursos do Fundo atendem sua finalidade quando destinados a projetos construídos em cima das demandas que o setor apresenta.

Ao destacar a necessidade da difusão do conhecimento como uma das mais relevantes, Edwin lembra ainda que o Fundo também atende ações desenvolvidas por outras importantes instituições parcerias do Estado garantindo com isso a devolução da contribuição do produtor.

Kelly Ventorim, com informações da Aprosoja/MS