Governo do Estado repassa doses de Coronavac para aplicação da segunda dose em Campo Grande

O Governo de MS, por meio da secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul vai repassar nesta segunda-feira (24) 4.090 doses da vacina contra COVID-19 Coronavac/Butantan ao município de Campo Grande.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou foi enviado ao Ministério da Saúde levantamento enviado por cada município sobre o número de doses de Coronavac que necessitavam para a aplicação da segunda dose. “O Ministério da Saúde nos enviou o número de doses que solicitamos. Entretanto alguns municípios fizeram um subdimensionamento das pessoas que estavam com a segunda dose da Coronavac atrasada. Estamos fazendo um levantamento junto aos municípios para possível remanejamento de doses não usadas para podermos a enviar aos que estão precisando”, disse.

As 4.090 doses de Coronavac que serão enviadas para o município de Campo Grande fazem parte do lote de vacina que seriam devolvidas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). Em 7 de abril, o Dsei realizou o empréstimo a SES de doses de vacina Coronavac para auxiliar no processo de imunização da população, mediante a devolução escalonada dessas doses.

Mato Grosso do Sul recebeu 362.488 doses de coronavac para a D1 e 362.572 para D2. Todas as dose foram enviadas aos municípios conforme pactuado entre os secretários municipais de saúde em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A Secretaria de Estado de Saúde recebeu oficio em 21 de maio da Secretaria de Municipal de Saúde de Campo Grande solicitando o envio de mais doses da vacina Coronavac para completar o esquema vacinal das pessoas que estão com a segunda dose em atraso. Conforme pactuado em CIB, Campo Grande recebeu 44.870 doses da Coronavac para zerar a fila de doses em atraso. Entretanto, no oficio a Sesau alega que a quantidade foi subestimada, pois vacinaram população flutuante pertencentes de municípios vizinhos a Capital.

Mato Grosso do Sul vacinou até o momento 1.050.698 pessoas, sendo 715.816 com a primeira dose e 334.882 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 25,48% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante.

Airton Raes, SES
Foto: Saul Schramm