18 de abril de 2024 - 20:54

Governo do Estado promove a 10º Edição do Encontro com a Música Clássica

Consolidado como o mais tradicional festival de música de concerto de Mato Grosso do Sul, o Encontro com a Música Clássica chega a 10° edição. Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo e Empreendimento e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e com a iniciativa de músicos eruditos, bem como de instituições parceiras como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O evento acontece de 24 a 31 de novembro em Campo Grande. O interior também será contemplado  nas cidades de Corumbá, Bonito, Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes.

O lançamento da programação 2016 acontece no dia 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30, no MARCO (Museu de Arte Contemporânea), tendo como atrações Quarteto Toccata, Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran, Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues e do Grupo de Incentivo a Cidadania Viver Bem, além da Filarmônica Jovem do Pantanal e da estreia da Orquestra de Violoncelos de Campo Grande.

Para o maestro Eduardo Martinelli, diretor geral e artístico do festival, o que se pode destacar desse ano é o fato de se ter chegado a 10° Edição e o crescimento do projeto, inicialmente, voltado a um público específico como acadêmicos do curso de música e profissionais da área. “Começamos em um teatro pequeno para cerca de 250 pessoas e já nas primeiras edições fomos surpreendidos com muitas pessoas a procura dos concertos, o que nos levou ao Teatro Glauce Rocha que tem mais de 700 lugares”, destacou.

A aceitação do público resulta do caráter eclético do festival, que ao longo dos anos promoveu diversos “encontros”. Da música clássica com a música latina, regional, infantil e folclórica. “Tivemos a viola caipira, a viola de cocho, interação com audiovisual, o steel drums e harpa paraguaia”, diz Martinelli, citando algumas das inúmeras atrações mais populares que estiveram no Encontro, como Soluna Garnes, de Trinidad e Tobago, que tocou steel drum (tambor de aço), o violeiro Ivan Vilela (SP), a Orquestra Folclórica de Assunção do maestro Papí Galán e a sempre encantadora participação das crianças seja em corais ou em apresentações de orquestras de projetos sociais.

Todas essas atrações ajudaram a formar um novo público para a música erudita. No palco já estiveram grandes nomes do cenário nacional e internacional como Bernardo Bessler e Emmanuele Baldini (violinos), o argentino Eduardo Isaac (violão), Fábio Zanon (violão) e a pianista e cravista Regina Schlochauer. “Fui buscar o cravo no meu próprio carro em Santos”, conta o maestro, ressaltando como esse festival é feito por muitas pessoas que nunca pouparam esforços para que ele fosse realizado.

Desde 2014, o Festival passou a acontecer também em cidades do interior, por onde passam a estrada de ferro de Três Lagoas a Corumbá. “Nosso objetivo é consolidar e fortalecer essas atividades no interior. Queremos que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer a música de concerto”, comentou Jardel Vinicius, coordenador do projeto, já vislumbrando as próximas edições.

SERVIÇO – Encontro com a Música Clássica, dia 14 de outubro (sexta-feira), às 19h30, MARCO (Museu de Arte Contemporânea), Rua Antônio Maria Coelho, 600. Entrada Gratuita.

Programação:

24 e 25 de Outubro  / segunda  e terça-feira

9h  às 11h  Ensaio aberto Jorge Geraldo e Petar Krastanov e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande (OSMCG)

Centro  Municipal de Música (Rua Rui Barbosa, 703)

14h às 17h Ensaio aberto Iso  Fischer e OSMCG / Mezzo Soprano Daniele Oliveira e OSMCG Centro  Municipal de Música  (Rua Rui Barbosa, 703)

26 de Outubro   / quarta feira

11h às 13h Ensaio aberto Iso  Fischer e OSMCG / Soprano Daniele Oliveira e OSMCG

20h  Concerto Daniele Oliveira Mezzo Soprano e

OSMCG – Regência Eduardo Martinelli

Jorge Geraldo e OSMCG – Concerto saxofone e Orquestra de Glazunov Regência Eduardo Martinelli Iso  Fischer e OSMCG – Obras de Iso  Fischer Regência Rodrigo  Faleiros

Orquestra Infantil Grupo Zahran

27 de  Outubro  / quinta-feira