plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 01:00

Governo do Estado oferece curso de especialização em pecuária de corte

O diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS, Profº Marcelo Turine, participou na noite desta terça-feira (07) da cerimônia de abertura do “II Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária”, evento realizado pelo Sistema Famasul, Embrapa e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Durante a abertura do evento, foi assinado o lançamento do edital do Programa Agroescola, que tem como objetivo suprir uma deficiência de mão de obra especializada na cadeia produtiva da pecuária de corte por meio da formação de multiplicadores e especialistas em tecnologia.

Assinaram o edital, Profº Marcelo Turine (Fundect), Eduardo Riedel (Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica ) e  Cleber Oliveira Soares (Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte).

O Núcleo de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte – Agroescola iniciou suas atividades em julho de 2012. O projeto já formou quatro turmas de especialistas de nível médio em pecuária de corte. Dos 54 alunos matriculados, 51 finalizaram o curso.

A seleção é feita pelo Governo do Estado por meio da Fundect. São 12 vagas para bolsas de estudos no valor de R$ 1.300,00.

Em Mato Grosso do Sul existem 14 Escolas Técnicas localizadas em 12 municípios. Nos últimos três anos, foram formados por estas instituições 747 técnicos em agropecuária. É para este público que o Programa Agroescola existe.

A capacitação oferecida busca disponibilizar o conhecimento e as tecnologias geradas na Embrapa Gado de Corte para os alunos regularmente matriculados no programa. Dentre outros objetivos, procura-se proporcionar principalmente a disponibilização de profissionais com melhor qualificação ao mercado; o aumento das taxas de empregabilidade destes profissionais com consequente incremento de sua renda; e maior eficiência e produtividade da pecuária de corte em razão da célere incorporação tecnológica no campo.

A Agroescola é uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Embrapa Gado de Corte (CNPGC) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG).

Texto: Diogo Rondon e Katia Bianca Iglesias Motta
Fotos: Diogo Rondon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *