25 de abril de 2024 - 18:27

Governo do Estado investe R$ 14 milhões para dar fim à cratera que engoliu casas em Naviraí

Naviraí (MS) – A enorme cratera que causou estragos e dividiu dois bairros em Naviraí recebeu investimento de R$ 14 milhões do Governo do Estado. Hoje, com o fim da ameaça, os cerca de seis mil moradores da região começam a retomar o ritmo normal de suas vidas. O ‘buracão’ – como é conhecido na cidade, surgiu entre os bairros Paraíso IV e Vila Alta durante as fortes chuvas que arrasam mais de 30 cidades em MS no final de 2015 e chegou a atingir 15 metros de profundidade.

A primeira obra realizada custou cerca de R$ 6 milhões. Foi feita uma barreira de contenção, para que a erosão não aumentasse com a chuva, depois colocados os tubos das galerias pluviométricas e por fim o aterramento total. Na época em que a erosão se formou, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobrevoou o local, acompanhado do então ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. O caso foi tão grave que ganhou repercussão na mídia nacional.

A outra parte do investimento começa hoje (12). Reinaldo assina a ordem de serviço para construir 87,5 mil metros quadrados de asfalto, que custarão R$ 8,29 milhões. “Temos uma parceria importante com Naviraí. O governo investiu R$ 6 milhões para tapar o buraco, com drenagem, galeria de águas pluviais, aterramento e agora vamos aplicar outros R$ 8 milhões para fazer o asfalto. Esse é o papel do gestor público: aplicar o recurso público de forma eficiente para poder atender os municípios e suas prioridades. Economizar com a máquina pública para poder gastar mais com as pessoas”, disse o governador.

navi 1

Catia Tomaz Vicente, 24 anos, moradora do Jardim Paraíso há cinco anos, conta que quando a rua desmoronou ela e a família chegaram a ficar uma semana ilhados dentro de casa. “Nossa casa ficou no meio do buracão na avenida e da outra cratera que se formou na rua de cima, que também foi tampada. Para você ter uma ideia, meu marido precisava pular o muro para conseguir sair e trabalhar. Carro, moto, táxi, barco, nada entrava aqui. Uma vez eu levei um tombo com minha filha e se eu não fosse rápida a enxurrada tinha levado ela. Agora, com essa obra nova vai ficar bom. O asfalto muda a vida da gente né?!”, frisou Catia.

navi 3

O comerciante, Vaderson Ferreira de Souza, 30 anos, é proprietário do único mercado na avenida em que a cratera se formou. Ele relatou que teve que colocar lonas para impedir que seu comércio desabasse. “O buraco veio aqui na nossa porta. Até uns 30 dias atrás ainda tinha duas represas. Nesse quase um ano nós tivemos que ter muita paciência. Perdemos muitas vendas, um prejuízo de quase R$ 100 mil. Agora é bola pra frente. Espero que esse asfalto que vem ai traga melhoria pra todos nós”, ponderou Vaderson.

navi 2

Moradora da região há 15 anos, dona Ilda Paiva de Oliveira, 59 anos, disse que a cratera foi se formando de pouco e no fim estava engolindo casas e expulsando moradores. “Todo mundo daqui estava em desespero. Começou um desmoronamento lá embaixo, no final da rua. Até que começou a vir rua por rua e a ficar cada vez mais fundo. Caiu postes de luz dentro, engoliu casas. A gente nunca tinha visto uma coisa daquelas. Muitos moradores estão traumatizados até hoje. Graças a Deus está eliminado. E o asfalto que vai passar por aqui vai melhorar porque diminui o poeirão que invade as casas. Vai ficar bem melhor”, falou Ilda.

Obras

Além da ordem de serviço para o asfaltamento, o governador anuncia outras melhorias para o município e faz entregas. Reinaldo autoriza o início das obras de duplicação na rodovia MS-141, que inicia no trevo dos Tucanos e segue até o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), numa extensão de 2,38 quilômetros. O investimento é de R$ 4,6 milhões e atende um antigo pedido dos universitários e moradores.

Naviraí também recebe outros R$ 140 mil provenientes de uma emenda do então deputado federal Reinaldo Azambuja. Serão entregues para a Secretaria Municipal de Saúde dois veículos, 15 aparelhos de ar condicionado, cinco computadores e quatro autoclaves horizontais com mesa. Eles serão distribuídos para as unidades básicas de saúde dos bairros Sol Nascente, Boa Vista, Carlos Vidoto, Paraíso e o Centro de Saúde de Naviraí. A solenidade está marcada para as 14h30 na Escola Municipal José Carlos da Silva, que fica na rua Tim Maia, n º 555, no Jardim Paraíso.

Texto: Diana Gaúna
Foto: Edemir Rodrigues