29 de março de 2024 - 07:12

Governo do Estado está presente junto aos horticultores urbanos de Campo Grande

O Governo do Estado, com orientação da Secretaria de Governo e da Semagro, desenvolve um trabalho de grande alcance social e econômico na Capital.

O serviço é prestado pela Agraer e Ceasa, em parceria com Sedesc e FAC (Fundo de Apoio à Comunidade) da Prefeitura de Campo Grande, aos horticultores individuais e às organizações sociais, formais e informais, que cultivam hortas comunitárias, dentro do perímetro urbano.

Esse trabalho foi iniciado pela Sedesc e, de pronto, a Agraer engajou-se apoiando com o fornecimento de mudas e sementes de hortaliças, tais como: alface, cebolinha, tomate, rúcula, abobrinha, coentro, entre outras oleícolas. Também coloca à disposição dos produtores compostagem, produzida pelo Projeto da Ceasa, que separa e beneficia materiais de descartes daquela Unidade de Comercialização, que por sua vez são enviados para produção de adubo.

A Agraer/Ceasa, mensalmente, disponibilizam cerca de cinco (5) mil mudas e em média oito (8) toneladas de composto orgânico para o Projeto de Hortas Urbanas. A Prefeitura também destina cerca de doze (12) mil mudas mensais, além do apoio de tratores para limpeza do terreno e de microtratores, com Enxada Rotativa, para preparo dos canteiros.

Cada produtor recebe cerca 1.000 Kg de composto orgânico e 1.000 mudas a cada dois a três meses. Atualmente, o trabalho é executado em sessenta e três (63) hortas e mais vinte (20) deverão receber o Projeto nos próximos meses. A meta é chegar a cento e vinte (120) até o final do ano.

Além da importância social do Projeto, pois vivemos um momento de dificuldades, a produção de hortaliças aparece como uma alternativa de trabalho para muitos cidadãos campo-grandenses. Não obstante, contribui para manter o fornecimento de produtos de excelente qualidade para a população com preços razoáveis, pois o aumento da produção reduz os preços e permite que muitos trabalhadores de renda modesta tenham acesso a esses produtos.

A Agraer, através de seu Diretor Executivo Fernando Nascimento, o Coordenador de Horticultura Ubirajara Coelho e o Coordenador do Escritório Local de Campo Grande André Guidolin, observaram, numa visita essa semana (16/7/20) a alguns produtores (5), que muitos de seus compradores pararam de buscar seus produtos, em razão da pandemia, em especial, pequenos restaurantes que forneciam marmita (quentinha). Embora, o apoio dos colegas da Prefeitura, Jober e Sérgio, não tem sido pequeno para ajudá-los na comercialização da produção.

A Agraer vai reforçar o apoio técnico a esses horticultores, de modo que o manejo das hortas seja feito tal forma que o uso racional de insumos químicos (fertilizantes e agrotóxicos) seja uma constante ou, quando for preciso, sejam usados corretamente, ou seja, na dose certa, com produtos de menor toxidade e com respeito aos prazos de carência.

Acompanhava o grupo, nesta visita, o servidor Nei Salviano, coordenador do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar – Cecaf, localizado na Ceasa, que imediatamente colocou à disposição desses horticultores a possibilidade de ocuparem um espaço (pedra) no galpão da Cecaf/Agraer, para que possam comercializar a sua produção e de seus vizinhos, que passam pelo mesmo problema.

Na sexta-feira (17/7/20), o Produtor Joseílton Almeida, já procurou o Cecaf para colocar sua produção, na busca de alternativas para comercialização de seus produtos da horta.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer