19 de abril de 2024 - 07:22

Governo deve licitar até junho unidade dos bombeiros em Bonito

O Governo do Estado trabalha com a previsão de licitar até junho a construção da estrutura que vai abrigar o Grupamento do Corpo de Bombeiros de Bonito e só aguarda a autorização da Camara para publicar o edital. A informação foi dada pelo diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (RTVE), jornalista Bosco Martins, em entrevista ao programa Noticidade, da Rádio Cidade FM. A obra está orçada em R$ 8 milhões.

P_20160429_124315
Bosco Martins anuncia solução para construção da sede do Grupamento de Bombeiros de Bonito (Foto: Pedro Amaral-RTVE)

Bosco Martins, que acompanha desde o início os entendimentos para definição de área e elaboração do projeto da unidade dos Bombeiros, disse que o novo local indicado é ideal e mais amplo que o terreno inicialmente apontado. O terreno tem 2 hectares de área, que poderá comportar o quartel do Grupamento, alojamento, instalação de equipamentos e até a construção de uma residência para abrigar os oficiais que vão se revezar no comando da unidade.

“Houve um esforço muito grande de toda a classe política de Bonito, já que essa é uma aspiração de toda a comunidade. O prefeito Leleco conseguiu a área por meio do encontro de contas homologado pela juíza Pauilinne Simões”, informou Bosco Martins.

OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

“O imóvel faz parte de uma área inscrita na Dívida Ativa e em algum tempo o débito iria prescrever. A proprietária concordou em oferecer o imóvel em pagamento da dívida e o prefeito rapidamente encaminhou o acordo para homologação da Justiça. Acho que foi uma decisão inteligente e tranquilizou o governador Reinaldo Azambuja, que queria atender logo o clamor da população por esse serviço tão essencial para a cidade”, destacou Martins, lembrando que na próxima semana a Câmara de Vereadores deve aprovar a cessão da área ao Governo do Estado.

A definição da nova área, que fica na entrada da cidade, logo depois do Centro de Convenções, foi confirmada no início da semana durante a realização do seminário Rota do Desenvolvimento, em reunião do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, com o presidente da Câmara, Amir Trindade e o jornalista Bosco Martins, que ressaltou a determinação expressa no despacho da juíza Paulinne Simões segundo a qual a área em questão só pode ser destinada à construção do quartel do Corpo de Bombeiros.

“Os vereadores estão convencidos da importância da obra, por isso acreditamos que haverá unanimidade na aprovação da cessão da área, já que a unidade do Corpo de Bombeiros é um anseio de toda a comunidade, por ser uma necessidade de segurança da população, do patrimônio da cidade e turistas”, disse Bosco Martins.

Hoje Bonito conta apenas com uma brigada de incêndio destacada no Aeroporto. O projeto da unidade dos Bombeiros em Bonito prevê estrutura para comportar 25 PMBs, aparelhada com viaturas auto bomba, veículo de busca e salvamento, camionete 4×4, unidade de resgate e dois veículos pequenos, além de equipamentos operacionais.