20 de abril de 2024 - 06:34

MS investe R$ 175 milhões em pesquisa científica, afirma Azambuja

Desde 2015, o Governo de Mato Grosso do Sul destinou R$ 175 milhões na produção de conhecimento científico por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) – montante que corresponde a 66% de todo o valor investido na história da instituição, criada em 1998.

A informação é do governador Reinaldo Azambuja, que nesta segunda-feira (21) prestigiou a posse do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), realizada na Assembleia Legislativa.

“Somente em 2022 investimos R$ 60 milhões e há perspectiva de o volume de recursos chegar a R$ 70 milhões até o fim do ano. A Fundect lançou nada menos que 170 editais para fomento em pesquisa científica, tecnológica e de inovação, somando mais de 1.000 projetos, além de bolsas de estudo em todos os níveis, que contribuíram na formação de mais de 900 estudantes”, acrescentou o governador.

Governador Reinaldo Azambuja destacou importância das universidades e instituições de ensino para a produção de conhecimento

Além do orçamento anual de R$ 44,3 milhões em 2022, o governo estadual lançou o programa MS+Ciência, com aporte de R$ 30 milhões, para custeio de bolsas de pós-graduação e projetos de inovação para a indústria, convênios com o Sebrae, Fundação Chapadão e Fundação MS, além de cooperação de apoio à piscicultura com a Universidade Estadual e Embrapa Pantanal.

“Todos nós sabemos da importância dos institutos e universidades tanto públicas quanto privadas para a produção de conhecimento e convergência de programas no campo de ensino, pesquisa e da ciência. São instituições que sempre estiveram na vanguarda e contribuem permanentemente para o desenvolvimento das cidades e o progresso social”, declarou Reinaldo Azambuja.

Ele também fez questão de agradecer a parceria da reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano, durante seu mandato no Crie-MS, e saudar o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Laércio Alves de Carvalho, que tomou posse na presidência desse Conselho. O mandato é de um ano.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, destacou a importância das instituições de ensino superior para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. A solenidade contou ainda com a presença da secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, e do ex-secretário especial Pedro Chaves dos Santos Filho, entre outras autoridades.

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro