28 de março de 2024 - 08:55

Governo conclui mais uma obra inacabada e entrega 40 casas em Dois Irmãos do Buriti

O governador Reinaldo Azambuja entregou 40 casas no município de Dois Irmãos do Buriti na tarde desta terça-feira (12). O empreendimento faz parte do programa Obra Inacabada Zero e contou com investimentos de mais de R$ 1,2 milhão.

As unidades habitacionais eram parte de um pacote de 2.197 casas, lançado em 2012 por meio do Programa Minha Casa Minha Vida II, no qual foram contemplados 53 municípios de Mato Grosso do Sul com menos de 50 mil habitantes.

rey dona deusa
Reinaldo ajuda dona Deusa que aos 86 recebe a chave da casa própria /Foto: Chico Ribeiro

“Quando iniciei a nossa gestão prometi que não deixaria nenhum obra inacabada e esse programa está terminando aquilo que foi começado. É uma alegria muito grande poder estar aqui entregando essas casas, realizando o sonho de vocês e de poder dar a chance a pessoas como dona Deusa que depois de 86 anos recebe sua casa própria. Mesmo na crise, vocês que me contrataram por quatro anos, terão meu compromisso de levar qualidade de vida à toda a população desse estado, independente de sigla partidária”, declarou Reinaldo.

A secretária de Estado de Habitação, Maria do Carmo Avesani, fez em breve balanço das moradias entregues pelo governo em 2015 e disse que o ano de 2016 promete ainda mais.

“Estamos entregando para a população 40 casas dentro do programa Obra Inacabada Zero. No ano passado foram quatro mil unidades. Esse ano já são 440 famílias que receberam moradias e até o fechamento de 2016 vamos entregar outras quatro mil. Recebam as chaves e lembre-se que vocês não podem vender, nem alugar os imóveis. tenho certeza que essa conquista será muito importante na vida de todos vocês”, afirmou.

capa casa 2 irmaos
Secretária Maria Avesani, deputado Beto Pereira, prefeito Japão e Reinaldo com a moradora Maria Vitória / Foto: Chico Ribeiro.

O prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir de Souza Volk, conhecido como Japão, frisou que a união entre município, Governo do Estado e Governo Federal possibilitou a entrega das moradias e destacou o importante trabalho que o governador vem fazendo na região.

“As obras entregues hoje mostram que a união entre os entes públicos é primordial para beneficiar a população. Esse é o pensamento com que a gente trabalha. Agradecemos ao governador Reinaldo pela atenção especial que tem dado a nosso município, por ter mostrado preocupação com toda a nossa região. Esses atos são extremamente importante para todos nós”, agradeceu Japão.

A obra contou com recursos do Estado (R$ 200.944,00) e da União (R$ 1 milhão), totalizando R$ 1.200.944,00 de investimentos para atender famílias de baixa renda com uma moradia digna. Cada casa contém 41,66m² de área construída, dotada de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Novas obras

Durante o evento, o governador anunciou novas melhorias para a região. Será asfaltado trecho de 67 km da MS 347, que liga Dois Irmãos do Buriti e Nioaque, passando por Anastácio. Também será feito outro trecho de 5,5 km que dá acesso a MS 347 ao frigorífico de filetagem de peixe. Outra obra a ser executada será a pavimentação e drenagem de águas pluviais da avenida Aeroporto, que dá acesso ao conjunto habitacional.

Comarca

Reinaldo participou ainda da reinstalação da Comarca de Dois Irmãos do Buriti que havia sido desinstalada provisoriamente em 2013. O juiz Valter Tadeu Carvalho passa a responder pela Comarca, que terá 757 processos em andamento redistribuídos da comarca vizinha de Aquidauana.

O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós; representando a Assembleia Legislativa, deputado Beto Pereira; além de lideranças políticas locais como o prefeito Japão; o ex-prefeito e ex-deputado Estadual, Osvane Ramos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Laílson Carvalho de Oliveira; e representantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública Estaduais.

Texto: Diana Gaúna.

Fotos: Chico Ribeiro.