20 de abril de 2024 - 05:48

Governo avalia pedido de pavimentação do polo industrial norte de São Gabriel do Oeste

O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) analisa o uso de recursos do Fundo Estadual Pró-Desenvolvimento Econômico, o ProDesenvolve para a pavimentação do polo industrial Norte, do município de São Gabriel do Oeste.

Na manhã de terça-feira (26), o secretário Jaime Verruck, da Semagro, recebeu o prefeito de São Gabriel, Jeferson Luiz Tomazoni e o vice-prefeito, Valdecir Malacarne e discutiu ações de fomento ao desenvolvimento econômico do município, como a pavimentação asfáltica do segundo polo industrial, atração de novos emprendimentos por meio da prefeitura e andamento das emendas parlamentares para aquisições de máquinas e equipamentos agrícolas, por meio da Agraer, para serem entregues à agricultura familiar da região.

“Em 2019, com recursos do Fadefe, o Governo do Estado fez a pavimentação do polo industrial sul da cidade, aonde ficam indústrias como a Aurora e a Boibras, melhorando o acesso a cerca de 2 mil pessoas que trabalham no local. Agora, temos o pedido para fazer a pavimentação asfáltica do polo industrial Norte. Fizemos o levantamento do número de empresas e empregos gerados, o governador já tomou conhecimento dessa demanda e agora avaliamos para o apoio por meio do ProDesenvolve”, informou o secretário Jaime Verruck.

A Lei Complementar 280, que instituiu o ProDesenvolve, foi elaborada pela Semagro. Ela extinguiu o Fadefe (Fundo Estadual de Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado) e trouxe um novo modelo de fundo de desenvolvimento vinculado aos programas MS-Empreendedor (Lei Complementar nº 93/2001) e MS Forte-Indústria (Lei Estadual nº 4.049/2011). O novo fundo procura fazer uma melhor equalização das atividades econômicas incentivadas, tendo em vista que vai abranger todos os setores da economia do Estado, sobretudo o setor industrial.

Assessoria de Comunicação da Semagro