O governador Reinaldo Azambuja reúne nesta sexta-feira (18), às 8h, os secretários de estado para monitorar o desempenho de cada pasta em relação ao seu planejamento anual. A Reunião de Gestão Executiva será realizada na Governadoria e é a segunda deste ano com participação do governador, dentro do cronograma de acompanhamento das ações programadas pelas secretarias e Procuradoria Geral do Estado (PGE) para o exercício de 2016.
No total, são 204 iniciativas que contemplam o planejamento em todas as áreas, tais como o investimento de R$ 96 milhões em segurança no programa MS Mais Seguro, e as obras de regionalização da saúde, a exemplo da implantação da Unidade de Terapia Renal em Coxim. As ações fazem parte dos Contratos de Gestão, pactuados entre o governador e secretários em março.
“O governo, por meio das secretarias, fez um planejamento das obras prioritárias em todas as áreas. Essa reunião tem objetivo de monitorar o cumprimento do que foi apontado e, desse modo, dar mais eficiência as entregas para a sociedade”, afirmou Azambuja.
O aumento de 550% no nível de transparência da gestão estadual na avaliação Ministério Público Federal (MPF) é um exemplo de realização prevista no planejamento. Outro exemplo é a construção da cadeia pública masculina do complexo penitenciário da Gameleira, obra em andamento que vai abrir 603 novas vagas no sistema carcerário do Estado.
No encontro, a equipe da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) apresentará um estudo sobre os índices de competitividade de Mato Grosso do Sul, destacados nacionalmente a partir das publicações do Centro de Líderes Públicos (CLP) e da Macroplan Consultoria.
Também será apresentado estudo comparativo de desempenho dos governadores brasileiros, seguindo critérios do ranking apresentado pelo G1 ano passado, pelos quais Reinaldo Azambuja foi o chefe de Executivo que mais cumpriu promessas de campanha em seu primeiro ano de mandato.
Plano de Gestão – O Contrato de Gestão é um documento firmado pelas secretarias estaduais com o planejamento das obras e realizações prioritárias anuais a serem entregues à população. O planejamento contém ações práticas, com prazos de entrega e forma de comprovação definidas e é sistematicamente monitorado pela Segov.
Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov
Foto: Edemir Rodrigues